Ensino Médio

Projeto Casa XXI – Iniciativas sustentáveis para um futuro próximo

Autoria: Rafael Correa, professor do Colégio Santa Maria

Com o intuito de repensarmos o modo como utilizamos os recursos naturais no que se refere à questão da habitação, o Projeto Casa XXI, do Itinerário de Ciências da Natureza da 3a série do Ensino Médio, tem como propósito trabalhar alguns elementos sustentáveis na construção de uma casa residencial.

Por ser um projeto anual, o trabalho está organizado em três etapas: fundamentação teórica, construção e apresentação. Na primeira etapa, as alunas e alunos investigaram os conceitos em estudo na perspectiva da sustentabilidade, coletando elementos para projetar as formas de produção de energia alternativa, captação e utilização de água. Em seguida, elaboraram o projeto a partir da planta baixa, compartilhando com os demais grupos da turma numa construção conceitual coletiva.


A etapa de construção começou pelo levantamento dos materiais necessários à concretização do projeto, com a elaboração de orçamentos junto a possíveis fornecedores. Após a aquisição dos primeiros materiais, está em andamento a construção da maquete propriamente dita, a partir da planta baixa inicialmente desenhada, utilizando materiais sustentáveis, com foco em um aspecto selecionado. Posteriormente, na etapa final, apresentarão o projeto concretizado aos colegas do Ensino Médio, relatando as etapas realizadas e descrevendo e explicando os detalhes dos elementos sustentáveis que estão por trás da construção.

Por ser uma unidade curricular estruturada no trabalho prático e em grupo, o retorno até agora está sendo bem positivo. No momento estamos na etapa inicial da construção. Os resultados finais serão revelados futuramente. Por enquanto, mãos à obra!

Você também pode se interessar
Tags:

Posts similares