Linguagens

Música, uma ferramenta para o vínculo afetivo

Como são as aulas de música com as crianças do 1º ano? Mais produtivas e envolventes do que se possa imaginar!

Autoria: Luciane Dege – Professora de Música do 1º ano do Ensino Fundamental

A música é uma ferramenta que possibilita o desenvolvimento das emoções. Nos nossos encontros, as crianças são incentivadas a se relacionarem umas com as outras, estreitando assim os vínculos afetivos.

São momentos que incluem brincadeiras de toque, olhares, escuta, reflexões sobre as letras das canções, ritmos em conjunto, o que traz a necessidade de permanecerem juntas, uma em parceira com a outra.

É libertador para as crianças quando há alegria e segurança ao estarem em um ambiente envolvente, onde verdadeiramente sintam-se pertencentes e amadas; e a música tem esse poder de nos envolver e emocionar.

Existe uma correlação positiva entre a música e a convivência agradável para um lugar de acolhimento. Uma é a coordenação motora, por meio das atividades conjuntas de forma sincronizada, movendo-se no mesmo ritmo, criando-se uma conexão corporal. A outra é que, mediados pela empatia e ajuda mútua, naturalmente desenvolvemos sentimentos de generosidade e apoio.

Acreditando em tudo isso, a música se torna um bálsamo para a alma, um vínculo de cuidado e afetos, a segurança de que não estamos sozinhos e assim, a caminhada para o aprendizado e novas conquistas torna-se muito mais fácil e feliz. Como diz a canção de Nando Reis e Ana Vilela:

“ … A vida é preciosa todo mundo sente .Afeto e compaixão, a gente sempre entende. Máximo respeito a você que faz. Laços de ternura e aliança hão de ser a diferença…”

Você também pode se interessar