Alunos produziram novo tipo de ferramenta digital sobre livro Shakespeare e seus atos dramáticos.
Autoria: Melissa Ferronato e Renata Pozzetti, professoras de Português do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Maria
Sempre que ouvimos a palavra trailer pensamos em filmes, mas a estratégia de divulgar livros e ebooks por meio de uma prévia utilizando linguagem digital abriu, recentemente, um novo campo de produção: os book trailers. São vídeos de aproximadamente 1:30 min, com roteiro e trilha sonora, além de apelo visual adequado, contendo narração escrita ou falada.
O vídeo não tem a intenção de resumir a história, mas sim atrair a atenção do público em uma espécie de sinopse aberta, que permite atrair leitores para o livro de maneira mais intensa e personalizada, pois conta com uma seleção apurada de imagens, vídeo, trilha sonora e texto, além de um roteiro muito bem escrito.
E esta foi a proposta de trabalho do 6º ano do Santa Maria: criar um book trailer a partir da leitura do livro “Shakespeare e seus atos dramáticos”, de Andrewn Donkin, com ilustrações de Clive Goddar.
Modus operandi
Partindo de duas perguntas cruciais para a produção – “Que impressões você teve do livro?” e “Que impressões você quer que seu público-alvo tenha do livro?” -, os alunos se lançaram em busca de ideias para a criação do roteiro, elaboração prévia da sequência de informações que ganharia destaque no trabalho.
Utilizando diferentes aplicativos, como Capcut, Canva, Kime Master e Google Apresentações, os grupos buscaram explorar recursos de texto, imagem e áudio para compor uma apresentação dinâmica e repleta de criatividade para divulgar a obra.
“O book trailer foi um trabalho único. Sempre assisti a trailers de filmes e livros, mas nunca passou pela minha cabeça a ideia de criar o meu próprio book trailer. Além de eu ter amado o livro em todos os sentidos, facilitou muito o trabalho ser feito em grupo, porque pudemos compartilhar nossas ideias e fazer um roteiro incrível. Foi uma experiência fantástica, eu aprendi muito”, disse Isadora Dal Bó, que também apresentou o resultado de seu trabalho para as turmas de 9º ano na Semana da Literatura, evento literário que envolveu todas as séries do Ensino Fundamental II.