Educação em Pauta, Mundo da Leitura

Desequilíbrio Ambiental: e eu com isso?

Projeto de sustentabilidade do 4º ano, em parceria com a equipe da Biblioteca do Santa Maria, resultou na coleta de diversos objetos perdidos, desde peças de uniforme até material escolar e garrafinhas de água; levantamento das crianças demonstrou números impressionantes!

Autoria: Cleuda Almeida – Biblioteca Padre Moreau

O desequilíbrio ambiental, que tem causado tantas tragédias nos últimos anos, é uma preocupação mundial, inclusive para a comunidade religiosa, que se manifestou através do Papa Francisco em sua Encíclica Laudato Si’.  O Pontífice enfatiza na carta o cuidado que todos devemos ter com o planeta, a nossa “casa comum”. Segundo ele, tudo está intimamente interligado: o que somos, o que fazemos e as consequências das nossas ações; daí a necessidade de um olhar que leve em conta todos os aspectos da crise mundial.

A partir desse olhar, nas aulas de Biblioteca com as turmas do 4º ano aqui no Santa Maria, foi contada a história do livro O homem que espalhou o deserto, de Ignácio de Loyola Brandão. O tema central do texto é o desmatamento exagerado que tanto tem prejudicado o equilíbrio ambiental.

Aula na biblioteca
À direita, Jurandir, jardineiro do CSM

Após a contação, foi debatida a temática do livro de forma mais ampla, e os hábitos que não contribuem com o meio ambiente. A partir daí, lançamos alguns desafios para as turmas: observar a quantidade de lixo jogada em locais inadequados após os intervalos; perceber como a natureza tão rica do colégio é tratada pelos estudantes; contabilizar o número de objetos perdidos nos espaços da escola e o desperdício de papel, sabonete e água durante a higiene pessoal.

Objetos esquecidos

Achados e perdidos

Depois de duas semanas, as turmas gravaram vídeos apresentando os dados coletados, que são impressionantes! De acordo com o levantamento, são encontrados anualmente cerca de 7.800 itens perdidos, nos mais diferentes espaços da escola. A maior parte deles, uniformes, garrafas, potes plásticos, garfos e aparelhos ortodônticos.

A partir desse estudo, tivemos um importante debate sobre a necessidade urgente de mudança de hábitos ruins, como o consumismo; todos nós sabemos que, quanto maior o consumo de determinados produtos, mais matéria-prima é retirada da natureza.

Para amenizar o problema, o Santa Maria desenvolve vários trabalhos que visam conscientizar e educar a comunidade escolar para reduzir, reciclar e reutilizar. Dentre eles, o Brechó do Santa, que fica localizado no prédio Santa Cruz (Ensino Médio).

O brechó recebe cerca de 130 peças de roupas por mês, que são vendidas a um custo simbólico para as próprias famílias do Colégio. São peças em bom estado que nossos alunos reutilizam (economia circular) diminuindo assim, o consumo desnecessário de peças novas. Os próprios pais fazem as doações e se beneficiam desta iniciativa.

Todos os projetos desenvolvidos pelo colégio com essa temática visam mostrar aos nossos estudantes a importância de eliminar atitudes que prejudicam o meio ambiente e a forma de evitá-las. Afinal, qualquer ação, por menor que seja, faz toda a diferença. O importante é fazermos a nossa parte e levar a mensagem adiante…

Você também pode se interessar