Estudo do meio resultou em uma reportagem e um e-Book que serão apresentados para toda a comunidade escolar na Semana Padre Moreau
Autoria: Caroline Mieko, Luciano Marinho, Maria Carolina Biscaia e Silvana Santiago – Professores do 7º ano
O Projeto Interdisciplinar de Estudo do Meio do 7º ano promoveu uma experiência enriquecedora para alunos e educadores ao visitar a Aldeia Indígena Tenondé Porã, localizada no extremo sul da cidade de São Paulo, além de outros espaços agrários dos bairros de Parelheiros e Marsilac. A iniciativa teve como objetivo proporcionar uma compreensão prática e profunda sobre a diversidade cultural e os sistemas agrícolas locais, oferecendo uma perspectiva integrada das dinâmicas socioambientais que moldam essas regiões.
Visita à Aldeia Indígena Tenondé Porã
Na parte da manhã, visitamos a aldeia indígena Tenondé Porã, habitada pelo povo Guarani e situada no bairro da Barragem, que faz parte da Região de Parelheiros no município de São Paulo. Imersos em uma área de mata atlântica, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a rica cultura Guarani, suas tradições, rituais e práticas cotidianas. Os alunos foram guiados por membros da comunidade, que compartilharam detalhes sobre suas práticas agrícolas tradicionais, como o cultivo de milho, feijão e mandioca, além do uso sustentável da floresta para coleta de alimentos e medicamentos naturais. A vivência direta com a cultura indígena incluiu momentos para compra de artesanato tradicional e a participação em danças, proporcionando um aprendizado prático e respeitoso sobre a preservação cultural e ambiental.
“O mais importante para mim, foi conhecer pessoas de uma cultura diferente. Achei muito legal que eles mostraram como é a vida deles ali e como foram gentis em nos receber.” Eduardo Domingues Rodrigues – 7ºB
Exploração dos Espaços Agrários de Parelheiros e Marsilac – Visita à Fazenda The Roça Park.
Após a experiência na aldeia, o grupo seguiu para o bairro de Marsilac, conhecido por suas práticas agrícolas diversificadas e por ser importante para o abastecimento de alimentos na capital paulista. Fomos recebidos com um excelente almoço com produtos orgânicos locais e a visita a essa área revelou um panorama rico da agricultura urbana familiar, com destaque para a produção de hortaliças, tubérculos, frutas e a integração com práticas sustentáveis.
Na Fazenda The Roça Park, os estudantes puderam observar de perto e a bordo de um trator, o trabalho de agricultores locais e conhecer a criação de animais do sítio, métodos de cultivo, como o uso de técnicas de irrigação sustentável e compostagem. Além disso, tiveram a chance de interagir com os produtores, aprendendo sobre os desafios enfrentados na agricultura em áreas urbanas e periurbanas.
“Foi a primeira vez que plantei alimentos, no caso a alface. Foi muito legal e também eu já tinha ido em zoológicos, mas nunca tinha tido uma experiência tão perto dos bichos. Eu fui escolhido para entrar no ambiente das cabras e foi bem legal.” Marco Antônio Fratta Pinto – 7ºC
Impacto e Reflexões
A visita proporcionou uma visão ampla e integrada das realidades culturais e econômicas dessas regiões distintas. Para os alunos e educadores, a experiência foi mais do que uma simples atividade de campo; foi uma oportunidade de engajamento direto com as comunidades e os ambientes visitados, promovendo uma reflexão crítica sobre a interdependência entre cultura, meio ambiente e agricultura.
O projeto destacou a importância da educação ambiental e cultural como ferramentas para fomentar o respeito e a compreensão entre diferentes grupos sociais e suas práticas. A interação com a Aldeia Tenondé Porã e os espaços agrários de Parelheiros e Marsilac deixará um impacto duradouro, incentivando a valorização da diversidade e a adoção de práticas sustentáveis no cotidiano.
A iniciativa de estudo do meio que combinou a visita à Aldeia Indígena Tenondé Porã com a exploração dos bairros de Parelheiros e Marsilac foi um sucesso, oferecendo uma abordagem integrada para a compreensão dos temas abordados. Ao juntar experiências culturais e práticas agrícolas, o projeto não apenas ampliou o conhecimento dos participantes, mas também fortaleceu a conexão entre a educação e a realidade socioambiental local. O aprendizado adquirido promete influenciar positivamente a forma como os participantes veem e interagem com o mundo ao seu redor.
Durante a visita foram realizadas entrevistas, captação de imagens e coleta de informações, que serão apresentadas na Semana Padre Moreau, a partir desta segunda-feira. Os alunos fizeram reportagens e um e-Book destinado à comunidade do Colégio Santa Maria.