Rumo às Estrelas! Em 2024, os alunos do Santa Maria bateram recorde de medalhas em todos os níveis da OBA, e estudantes do Ensino Médio foram selecionados para as provas internacionais. Os menores, do Ensino Fundamental, são estimulados desde as séries iniciais a participarem das competições.
Autoria: Ednilson Oliveira – Professor de Física do Ensino Médio e da eletiva Clube de Astronomia do Santa (CASa)
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) bateu um novo recorde de medalhas este ano. Ao todo, foram distribuídas 81.153 mil medalhas de ouro, prata e bronze para estudantes de todos os Estados, cerca de 38% a mais em relação à 2023. No no Colégio Santa Maria não foi diferente; este ano também batemos recorde de medalhas em todos os níveis da OBA e, no Ensino Médio, tivemos um recorde de alunos selecionados para as provas das seletivas internacionais, que começaram no mês de outubro.
Todos nós sabemos (ou deveríamos saber) que a Astronomia é uma ciência fascinante que desperta a curiosidade de muitos estudantes ao redor do mundo. Participar de uma Olimpíada de Astronomia pode ser uma experiência enriquecedora que incentiva o aprendizado e a descoberta. Essas competições beneficiam os alunos em vários aspectos do aprendizado em sua vida acadêmica.
As Olimpíadas de Astronomia são ótimas oportunidades para despertar o interesse dos alunos pelas Ciências. Ao desafiar os estudantes com problemas e questões astronômicas, os motivamos a buscar mais conhecimento sobre o Universo e para as questões urgentes que estamos enfrentando em nosso Planeta.
Participar de uma olimpíada não apenas melhora o conhecimento em Astronomia, mas também desenvolve habilidades valiosas, como:
- Raciocínio Lógico: resolver problemas complexos exige pensamento crítico e lógico.
- Trabalho em Equipe: muitas vezes, as competições incluem atividades em grupo, promovendo a colaboração.
- Gestão do Tempo: os alunos aprendem a gerenciar o tempo de estudo e a preparação para as provas.
Estudantes que se destacam em olimpíadas são frequentemente reconhecidos em suas escolas e famílias. Além disso, esses eventos podem abrir portas para bolsas de estudo e oportunidades acadêmicas em instituições de ensino superior nacionais e até mesmo internacionais.
É essencial preparar os alunos para participarem de maneira eficaz e, no Colégio Santa Maria, os estudantes são estimulados desde os primeiros anos do Ensino Fundamental.
No Ensino Médio, a eletiva Clube de Astronomia do Santa (CASa) oferece aulas preparatórias para as olimpíadas nacionais e internacionais, além de termos atividades de observação do céu, tanto diurnas quanto noturnas.
Recentemente, o Ensino Médio convidou os jovens estudantes dos anos iniciais para atividades no mezanino do prédio Santa Cruz, onde pudemos observar o Sol com telescópios especializados. Foi uma experiência única para todos e uma atividade enriquecedora.
A inclusão de Olimpíadas de Astronomia nas escolas pode transformar a forma como os estudantes percebem a ciência. Ao engajá-los em competições desafiadoras e educativas, o Santa Maria não apenas promove o conhecimento, mas também inspira a próxima geração de cientistas e exploradores do Universo.