Trabalho em equipe potencializa os conhecimentos adquiridos em sala de aula
Autoria: Claudia Iara de Oliveira Silva – Professora do 3º ano do Ensino Fundamental
Um dos projetos desenvolvidos no 3º ano do Ensino Fundamental são os grupos cooperativos. Neles há uma interdependência positiva entre cada membro. Cada aluno se interessa pela ideia ou ação de todos os seus companheiros, posicionam-se e apresentam escuta.
Há a responsabilidade individual e uma corresponsabilidade entre os membros do grupo com respeito ao trabalho a realizar. Cada aluno faz a sua parte, sendo esta a responsabilidade de cada um, com pontuações e intervenções específicas e intencionais do professor, diante de atuações individualizadas.
Os grupos cooperativos propiciam uma dinâmica e uma estrutura coletiva de aprendizagem que permitem a aquisição de conhecimentos, além da comparação, fruto da interação e cooperação entre os alunos. Além disso, o professor oferece um apoio mais individualizado, desenvolvendo uma verdadeira atenção à diversidade de ritmos, capacidades e interesses dos alunos dentro da sala de aula. As habilidades sociais também são exercidas, isto é: organização, relacionamento interpessoal, empatia, escuta, resolução de conflitos, divisão de responsabilidades e tarefas entre outras habilidades.
Depoimentos:
• Nos grupos cooperativos os alunos se reúnem para fazer um trabalho ou projetos, e todos se ajudam. (Leonardo)
• No começo queria mandar em tudo, mas agora eu entendi que se eu mandasse em tudo não seria um trabalho em grupo, porque eu não saberia a opinião de todos; quando percebi isso, eu mudei para melhor e hoje adoro realizar diferentes propostas nestes grupos. (Maria Luiza)
• Nos grupos cooperativos, fazemos novos amigos e ajudamos eles no que precisam. (Gabriel)