Educação em Pauta, Metodologias Ativas

Meu Lugar e as Águas: por uma Ecologia Integral

Meu Lugar e as Águas: por uma Ecologia Integral

Projeto interdisciplinar “Meu Lugar e as Águas”, do 7º ano, resgata a importância deste recurso natural tão caro ao Planeta e envolve os estudantes em uma produção de Fotocolagem Digital, que resultou numa exposição da série.

Autoria: Caroline Mieko (Ciências), Luciano Marinho (Geografia) e Pedro Moisés (Ensino Religioso) – Professores do 7º ano do Colégio Santa Maria.

No Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Santa Maria, trabalhamos com projetos interdisciplinares relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade. Nesse contexto, para celebrar o Dia Mundial da Água, que tem como marco o dia 22 de março, promovemos o projeto Meu Lugar e as Águas. A proposta foi estabelecer uma reflexão que envolveu as áreas de Ciências Naturais, Geografia e Ensino Religioso, sobre a importância da água para a vida no Planeta, o meio ambiente e a sociedade, com foco nos corpos hídricos da cidade de São Paulo.

A partir da produção de “Fotocolagem Digital – Meu Lugar e as Águas”, os alunos buscaram expressar sua relação com os corpos hídricos da cidade, utilizando como base imagens de satélite do Google Earth (para esta atividade, as turmas utilizam o espaço HUB do colégio e contam com o suporte da equipe de Tecnologia Educacional do Santa Maria).

O projeto busca integrar conhecimentos científicos, geográficos e o tema da Campanha da Fraternidade 2025 – a Ecologia Integral – estimulando a criatividade e a conscientização sobre a preservação da água num momento em que o mundo todo se debruça sobre a questão hídrica do planeta.

O Dia Mundial da Água, data instituída pela ONU em 1992 como forma de incentivar o esforço global sobre a preservação dos corpos hídricos de nosso planeta, mais do que uma data para comemorar, é um chamado para refletir sobre a nossa relação com esse bem precioso e a situação precária em que se encontram muitos dos nossos cursos hídricos.

À medida que nos engajamos nesta celebração e nesta “missão”, somos lembrados de que cada gota conta. Este dia não é apenas uma oportunidade para refletir sobre a importância desse recurso vital, mas também um chamado à ação. Ao preservarmos este recurso fundamental ao Planeta, estamos cuidando da vida, em toda a sua extensão e diversidade.

Você também pode se interessar