Educação em Pauta

Farol da Responsabilidade: Ações Solidárias e Ecologia Integral no 4º ano

Crianças do 4º ano estão participando de um projeto que visa a conscientização sobre os cuidados com o planeta e com o próximo. São nossos “agentes de transformação” para um mundo melhor.  

 Autoria: Sandra Evangelista – Professora do 4º ano do Ensino Fundamental

– Como você se sentiria se alguém fizesse algo de bom por você, mesmo sem ter essa obrigação?

 – Você acha que ações, como: cuidar do lixo no jardim, cuidar do ambiente da sala de aula ou ser gentil com os colegas, podem fazer do Colégio um lugar melhor?

          Foi assim que, por meio de perguntas simples, iniciamos, junto às crianças do 4º ano, nossas reflexões com o tema Farol da Responsabilidade. As respostas às questões acima foram tão diversas e significativas quanto recheadas de simplicidade…

 Eu ficaria surpreso se alguém me oferecesse ajuda e iria gostar mais daquele colega que me ajudou sem eu pedir!

 – Se todos ajudassem, o Renato (funcionário) nem precisaria ficar tão cansado ao limpar todas as classes.

Foram variadas e profundas reflexões realizadas pelos “pequenos-grandes” pensadores e, a maioria delas, orbitava em torno de uma única ideia: “precisamos refletir sobre nossas ações e omissões e entender que a responsabilidade é coletiva!”

Assim, retomamos o tema da Campanha da Fraternidade (CF) 2025: “Fraternidade e Ecologia Integral”, trabalhado desde o início do ano, e que nos convida a refletir sobre a nossa responsabilidade com a criação e com o cuidado do planeta, sempre destacando a importância de uma relação harmônica e sustentável com o meio ambiente.

O objetivo é que as crianças, desde pequenas, compreendam que a Ecologia Integral vai além da preservação ambiental; ela se estende ao cuidado com as pessoas, com as relações sociais, afinal, o lema da CF, “Deus viu que tudo era muito bom (em sua criação) ” Gênesis 1.31, nos traz o compromisso de promover ações de paz e cooperação, reconhecendo que cada pessoa tem um valor único e que nossas atitudes podem afetar de maneira profunda a vida do outro.

Na continuidade, como sensibilização e para ilustrar o tema, foi apresentado às turmas o vídeo Farol da Responsabilidade, que revelou como pequenas atitudes podem causar um grande impacto ao nosso redor, pois todos devemos agir pelo bem-estar da comunidade. O material apresentado mostrou também como nossas ações afetam os outros e como podemos ser mais conscientes e solidários.

Para exemplificar, as professoras e as próprias crianças do 4º ano compartilharam situações corriqueiras na vida escolar: dividir o material com o colega que esqueceu em casa, esperar a sua vez na hora de jogar, ajudar um colega em dificuldade… por outro lado, gritar com o colega que perdeu um gol ou que não te esperou para lanchar, o deixará triste, com raiva ou com medo. As nossas atitudes sempre têm consequências, mas as boas ações melhoram a convivência.

Por que devemos ser como um FAROL?

A metáfora do FAROL é o símbolo da necessidade de agir de forma solidária, e isso envolve ações concretas para a construção de um mundo melhor. Sendo assim, as crianças foram convidadas a se inspirarem nas propostas realizadas e nas mensagens do vídeo para pensarem em ações que poderiam promover a paz e o cuidado ao seu redor.

O trabalho com o 4º ano não se esgotará nessas atividades – há um longo caminho a ser percorrido – mas estamos certos de que renderá bons frutos, pois a semente foi lançada em terreno fértil.

“Vocês são a luz do mundo. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas a coloca num lugar alto para que ilumine toda a casa. Assim a luz de vocês deve brilhar para as outras pessoas, para que vejam as coisas boas que vocês podem fazer! ” Mateus 5.14-16

Você também pode se interessar