Estudantes do 6º ano estão desenvolvendo e alimentando um calendário, coletivamente, com imagens e conteúdo escrito de suas vivências e aprendizados ao longo do ano. Muitas conquistas serão compartilhadas e memórias vão surgir a partir desses registros!
Autoria: Melissa Ferronato e Raquel Guirado – Professoras de Língua Portuguesa e de Artes, do 6º ano.
O 6º ano marca uma transição significativa na vida dos estudantes. É um momento de descobertas, novas amizades e desafios que moldarão o futuro acadêmico e pessoal de cada um.
Com a intenção de promover uma transição acolhedora e enriquecedora que dialogue com o projeto da série “Diferentes, não desiguais”, e visando ampliar ainda mais a experiência do 6º ano, o Calendário Cíclico surge como uma ferramenta em processo de construção.
A forma como diferentes culturas percebem e organizam o tempo varia significativamente. Essas percepções podem ser categorizadas em três modelos principais: linear, espiralar e cíclico.
No pensamento ocidental, é comum que o tempo ande em linha reta, de forma que temos o presente antecedido pelo passado que segue rumo ao futuro. Na tradição africana, por exemplo, o conceito de tempo segue uma ideia espiralar, em que a reta se distancia do ponto de partida, mas retorna a ele em outro nível, carregada do caminho que percorreu. Dessa forma, repetidamente o presente se alimenta do passado enquanto se torna o futuro.
Já os povos originários marcam o tempo de forma cíclica, em que o fim de uma etapa leva ao início de outra. O calendário cíclico, inspirado nas fases da natureza, propõe uma visão integrada do processo de aprendizagem, valorizando cada fase da jornada, e ensinando que o que somos no presente carrega as vivências passadas e projeta as experiências futuras, numa integração que nos acompanhará por todo o caminho a ser percorrido. Com os tempos juntos em confluência, podemos refletir sobre nossa rotina, potencializando a construção de saberes.
Nessa perspectiva de tempo, mensalmente, os estudantes têm a oportunidade de alimentar esse calendário cíclico com textos, desenhos e imagens que representam suas vivências e aprendizados ao longo do 6º ano. Essa ferramenta permite que eles registrem suas emoções, compartilhem suas conquistas e construam uma memória coletiva dessa fase tão especial.
Cada fase do ciclo, desde a semeadura de novas ideias até a colheita dos resultados, é importante e contribui para o crescimento pessoal e acadêmico, valorizando o percurso.
Ao construir e acompanhar o calendário, os alunos desenvolvem autonomia e responsabilidade colaborativa, aprendem a planejar, organizar e gerenciar o tempo, tornando-se protagonistas de sua própria jornada de aprendizado.
O calendário cíclico se torna, assim, um diário coletivo, em que cada um contribui com sua perspectiva, enriquecendo a experiência de todos.
A ideia é que, ao final do ano letivo, o calendário cíclico se consolide como um testemunho vivo da jornada da turma, um mosaico de experiências compartilhadas que transcenda apenas registro de datas, mas se torne um legado, um símbolo da união e do crescimento coletivo de cada turma.

















