Construindo Laços e Desatando “Nós”: A Importância das Habilidades Socioemocionais na infância
Autoria: Andreia Alves da Silveira – Professora do 1º ano do Ensino Fundamental
Habilidades socioemocionais e aprendizagem têm uma correlação dentro do ambiente escolar. Proporcionar à criança o estímulo à capacidade de reconhecer e controlar impulsos emocionais, lidando com o reconhecimento do outro de forma construtiva e acolhedora, devem ser aspectos norteadores na formação humana.
Segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) – documento que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica – as competências socioemocionais são fatores de proteção à saúde mental e combate ao bullying, e estão presentes em todas as 10 competências gerais, sendo necessárias como prática de estudo contínuo e de pesquisas dentro do campo acadêmico.
Em nossas rodas de conversas estabelecemos conexões, conhecendo um pouco cada um nos momentos de relaxamento, no controle da respiração e nas nossas reflexões que ajudam a fortalecer nossa autorregulação. Conhecemos também sobre o outro, compreendendo o estado emocional dele, como parte importante no mundo em que vivemos.
Estabelecer laços e vínculos são atitudes diárias, permeadas por recursos que facilitam a construção do nosso “eu”, do “outro” e de “nós”. Desta forma, iniciamos a leitura do livro Nós, de Eva Furnari, e fizemos um paralelo com os pequenos “nós” que nos incomodam, que não conseguimos expressar e, por isso, necessitamos do outro para nos acolher.
Parte do nosso “desatar de nós” na vida depende da nossa capacidade de ter um olhar empático, transformando nossos “nozinhos” em “teias da boa convivência”, como a que fizemos em grupo, na qual pudemos elogiar o outro, manifestando também o que gostamos de receber dos nossos pares e o que fortalece nosso pertencimento dentro do grupo.
A cada “nozinho” desatado, vamos reconhecendo que dentro de nós há sentimentos que nos despertam diferentes sensações, e é importante nomeá-los. Nas nossas práticas de leitura, ampliamos nosso poder imaginário com o livro “Monstro das Cores” de Anna Llenas, que a cada dia vai nos apresentando uma diferente emoção. E cada um de nós também apresenta sua emoção, sua forma de reagir às situações; juntos, vamos transformar o “monstro das cores” em um grande arco-íris de memórias e emoções.
Habilidades socioemocionais são como cores vivas da alma, pinceladas pouco a pouco, construídas por diferentes aquarelas. A estas, chamamos de emoções, que tecem sonhos, fios de esperança e que para as crianças são fortificadas em cada momento que elas vivenciam sozinhas, em grupos, em um eterno desatar de “nós”.