Simples ações que se tornam hábitos no dia a dia, transformam a rotina das crianças preparando cada uma delas para as próximas etapas, tanto na escola quanto na vida.
Autoria: Elaine Soares da Silva – Professora do 1º ano do Ensino Fundamental
A autonomia, a responsabilidade e o compromisso desempenham papéis importantes no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança no 1° ano.
A autonomia floresce à medida que a criança aprende a realizar tarefas simples de forma independente, desde organizar seus pertences até tomar decisões básicas, como escolher materiais de leitura.
Em nossa rotina no Santa Maria este ano, as crianças foram orientadas a organizar a mochila, a lancheira, a abrir o livro ou o caderno na página correta, fazer higiene etc. Diante dessas tarefas, perceberam o quanto são capazes de evoluir, e buscaram adquirir autonomia em outras situações e propostas. Compartilharam de momentos significativos de troca e aprendizado.
Presenciamos crianças contribuindo na organização dos próprios colegas, sugerindo dicas; houve momentos em que uma menina ajudou a outra a amarrar o calçado, a apontar o lápis, enfim, foram grandes conquistas para toda a turma.
A responsabilidade é cultivada por meio de atividades que incentivam a criança a cuidar de seus próprios pertences e respeitar os espaços compartilhados. Ela começa a entender a importância de cumprir as regras, contribuindo para um ambiente mais organizado e harmonioso, além de se responsabilizar com seus afazeres.
Promovemos com o grupo discussões em assembleias para que cada criança possa assumir e refletir sobre a responsabilidade de seus atos com relação ao outro e ao espaço coletivo. Os alunos aprenderam a gerenciar seu tempo, completando as atividades designadas e, assim, adquirindo habilidades essenciais para o compromisso com o processo de aprendizagem.
Todos compreenderam a importância da entrega das lições de casa, do envolvimento em apresentações, participação em eventos e projetos, além do desejo de aprender a ler, escrever, fazer cálculos, resolver situações-problema e sentir o quanto é prazeroso adquirir o conhecimento.
Com o trabalho do Advento, fizemos o nosso compromisso de mudança. Assistimos a vídeos, tivemos rodas de conversa e nos preparamos para a chegada do Menino Jesus (período chamado de Advento). Cada criança refletiu a respeito de suas ações, e o que poderia ser modificado.
Diferentes registros apareceram:
– “Preciso administrar melhor meu tempo na hora do lanche”;
– “Vou ouvir minha mãe me chamar para tomar banho”;
– “Não vou brigar com meu irmão”;
– “Farei minha lição com capricho”;
– “Vou dormir na minha cama”.
Compromissos assumidos que vão além do âmbito escolar, experimentando uma trajetória de atividades significativas e cheias de conquistas enriquecedoras para seu autodesenvolvimento. Essa demonstração de responsabilidade e compromisso prepara as crianças para enfrentar desafios futuros com confiança e resiliência.