Linguagens

Explorando as Family Trees, um projeto de Língua Inglesa sobre a família

Estudantes do 5º ano ampliam o vocabulário e desenvolvem habilidades de comparação; ao mesmo tempo que aprendem, eles se divertem com a “construção” de árvores genealógicas

Autoria: Olga Regina Guedes de Sousa Santos – Professora de Inglês

O tema “família” é sempre muito envolvente e interessante para os alunos. Eles logo começam a falar sobre aquela avó que já está perto dos 90 anos de idade, o novo bebê que acabou de nascer na família ou, ainda, daquele irmão mais velho que não para de pedir as coisas emprestadas!

É sempre muito prazeroso aplicar o conhecimento adquirido em situações do cotidiano. Foi assim que surgiu a ideia da criação das Family Trees; em português, “árvores das famílias” ou ainda, “árvores genealógicas”.

Alunas e alunos criaram suas árvores genealógicas, utilizando diferentes formatos e deixando a criatividade fluir! Dessa maneira, as turmas ampliaram o vocabulário em relação aos membros da família apresentados na unidade do livro, como bisavó, bisavô, madrinha, padrinho, madrasta, padrasto, entre outros.

Aproveitamos também para colocar em prática as comparações usando adjetivos. Afirmações como “meu irmão é mais velho que eu” ou “minha avó é mais baixa que meu primo”, “minha tia é mais falante que o meu pai” são bons exemplos disso.

A exposição dos trabalhos proporcionou uma importante oportunidade para  valorizar, não apenas a construção da identidade, mas também a capacidade de expressão e o compartilhamento de informações pessoais com os amigos.

Abaixo, você pode conferir algumas fotos que ilustram essa atividade.

Você também pode se interessar