Educação em Pauta

Um caminho para a empatia e o respeito no ambiente escolar

Estudantes do 9º ano dialogam sobre o respeito às diferenças dentro um projeto que busca incentivá-los a desenvolverem um comportamento inclusivo

Autoria: Jean Farias – Professor de Ensino Religioso

A coexistência – convivência pacífica em um mesmo espaço e tempo, com diálogo e compreensão das diferenças – nunca foi tão discutida quanto nos dias atuais, refletindo, em grande parte, a falta de convivência harmoniosa que se evidencia em inúmeros contextos.

Neste sentido, é fundamental que sejam desenvolvidas habilidades que nos capacitem a dialogar e compreender as diferenças, pois vivemos cercados por pessoas diversas. O resgate da nossa humanidade passa pelo cultivo da empatia, do respeito, da capacidade de gerenciar conflitos e da tolerância.

Nesse cenário urgente, os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais estão envolvidos em um projeto nas aulas de Ensino Religioso, focado no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

O projeto engloba diversas atividades que, direta ou indiretamente, incentivam os estudantes a refletirem e a desenvolver comportamentos mais inclusivos. Ao longo deste ano, muitas dessas atividades foram realizadas com foco no crescimento pessoal e coletivo dos nossos adolescentes.

No 9º ano, o tema da coexistência foi muito debatido em sala de aula. Os estudantes tiveram a oportunidade de refletir sobre o conceito e, em seguida, dialogar sobre atitudes que dificultam sua prática. Cada grupo criou um cenário, baseado em situações reais ou fictícias, vivenciadas ou observadas no ambiente escolar, onde a coexistência foi desafiada.

O trabalho explorou como essas situações afetam o convívio, e propôs soluções para promover uma convivência respeitosa entre todos. Foram apresentados diversos contextos: conflitos entre colegas com opiniões divergentes, diferenças culturais ou religiosas, divergências políticas, desafios relacionados às diversas formas de aprender, discriminação de gênero ou orientação sexual. Em seguida, essas situações foram debatidas pela turma, e os alunos discutiram as soluções propostas pelos grupos.

No geral, as apresentações trouxeram diferentes formas de pensar e sugeriram estratégias para resolver questões que desafiam a coexistência. Ao final dos debates, os estudantes construíram um “Mapa da Coexistência”, que simboliza as habilidades socioemocionais, valores e princípios éticos necessários para uma convivência saudável.

Abordar essas temáticas em sala de aula tem como objetivo incentivar os estudantes a refletirem sobre seus próprios comportamentos e a se reconectarem com sua essência, permitindo um processo autocrítico diante da diversidade presente em diversos aspectos da vida, especialmente no ambiente escolar.

Esse é o processo formativo integral, que se revela imprescindível para a formação de cidadãos éticos, conscientes de si mesmos e do outro, em busca de harmonia na convivência.

Você também pode se interessar