O primeiro mês de volta às aulas foi recheado de atividades que proporcionaram as mais variadas experiências aos alunos.
Autoria: Gabriela Kraft e Veronice Leal – Professoras do 5º ano do Ensino Fundamental
O início das aulas é um momento de transição importante para as crianças, trazendo um misto de ansiedade e curiosidade em relação ao novo ano letivo. Esse ponto de partida representa uma oportunidade valiosa para a construção de um ambiente acolhedor, afetivo, seguro e inclusivo, propiciando um aprendizado que influenciará diretamente o desempenho e a experiência educacional dos alunos.
Um dos desafios dessa fase é tornar a volta às aulas mais prazerosa, enriquecendo as descobertas e reduzindo a ansiedade dos estudantes. Com esse objetivo, a equipe pedagógica do 5º ano do Ensino Fundamental preparou atividades lúdicas, jogos e selecionou curtas-metragens que estimulam reflexões, favorecendo o fortalecimento de vínculos, o estabelecimento de novas amizades e a criação de memórias significativas.
Os estudantes se apresentaram por meio da Roleta da Expressão, utilizando a plataforma Wordwall. Cada um girava a roleta e completava oralmente e por escrito frases como: “Fico triste quando…”, “Minha música favorita é…”, “Tenho saudade de…”, “Se eu fosse um super-herói, seria…”. Durante essa atividade, muitas descobertas foram feitas.
Além disso, todas as turmas colaboraram na criação do mural Diálogos de Esperança, no qual cada aluno escreveu, dentro de balões de fala, uma mensagem positiva sobre suas expectativas para o novo ano letivo.
Também iniciamos, de forma sutil, a reflexão sobre a Campanha da Fraternidade 2025, despertando nos alunos a consciência sobre a importância de viver em harmonia e com respeito ao próximo. Desde o começo, é fundamental deixar claro que um acolhimento eficaz depende da construção de um ambiente onde todos se sintam protegidos, aceitos e valorizados.
A revisão de conteúdo foi realizada de maneira interativa por meio da plataforma Kahoot!, no Hub, um espaço que possibilita o aprofundamento do conhecimento acadêmico aliado à exploração de curiosidades tecnológicas.
Outro momento especial foi o plantio de um girassol por turma, simbolizando a valorização da criação e a importância do cuidado com o meio ambiente. Durante a atividade, foi lida A Lenda do Girassol, e a mensagem foi relacionada às nossas interações diárias: Quem é o nosso girassol? Quem nos ilumina como o Sol? Por que necessitamos desse “Sol” em nossa vida?















