Educação em Pauta

Prevenção à prática de bullying

Por meio de medidas simples com foco na empatia e no respeito aos colegas, nossas turmas criaram e desenvolveram ações que incentivam a prevenção e o combate ao bullying 

Autoria: Andrea Alves Batista  – Professora do 4º ano

O trabalho com as habilidades socioemocionais aqui no Santa Maria é desenvolvido nas aulas de Ensino Religioso a partir dos ensinamentos de Jesus. Trabalhar a empatia e a resolução de problemas faz parte deste processo de conscientização.

Neste ano, tendo como apoio a Campanha da Fraternidade, cujo tema é “Amizade Social e Fraternidade”, os alunos do 4º ano foram envolvidos em temáticas e projetos voltados justamente à empatia, com o foco na tolerância e no olhar para a diversidade. Para isso, nossa equipe desenvolveu uma série de atividades de reflexão e aplicação dessas ações a partir do olhar respeitoso para com o próximo.

Uma das atividades que ganharam destaque foi a criação de um “boné com superpoderes”. Essa proposta foi realizada de maneira interdisciplinar com o componente de Língua Portuguesa. Primeiro, os alunos leram e interpretaram o conto A aula das fadas, em que, ao usar um boné que pensava ser mágico, a personagem central ganhou autoconfiança para acreditar em si mesma.

Já na aula de Ensino Religioso, cada criança foi orientada a criar o seu próprio boné com frases (“você é incrível”) que ajudariam quem o colocasse a acreditar no seu potencial. Os objetos foram expostos na sala de aula a fim de propagar esses “poderes” no grupo da sala.

Partindo dessa atividade, meninas e meninos criaram uma “tirinha da amizade”, dando continuidade ao que aprenderam com a Campanha da Fraternidade. Cada um deles representou ações que evidenciam o respeito, a tolerância e o carinho com o outro, por meio de desenhos e pequenos diálogos.

Ao explorar a amizade social, foram discutidas também situações de injustiças com o próximo. Desta forma, explorou-se o bullying com o intuito de promover a cultura do respeito às singularidades, fazendo um paralelo com a mensagem de Jesus, aprendida ao longo dos meses.

A partir desta sensibilização, por meio de recursos visuais lúdicos, como tirinhas e vídeos, as crianças verbalizaram situações que elas compreendem como bullying e aprenderam o que se caracteriza e o que não se caracteriza como essa prática.

Na sequência, as crianças verbalizaram como é possível contribuir para que o bullying não ocorra, nem de forma verbal, nem de maneira física ou psicológica. Elas criaram mensagens para incentivar a comunidade do colégio a prevenir esse tipo de situação, além de ajudar possíveis vítimas.

Por meio de murais expostos pelo Santa Maria, nossas crianças “espalharam” esta mensagem preventiva para que outros colegas fossem impactados.  Temos mais um semestre letivo pela frente, muito trabalho e muitos frutos para colher.

O trabalho com as habilidades socioemocionais aqui no Santa Maria é desenvolvido nas aulas de Ensino Religioso a partir dos ensinamentos de Jesus. Trabalhar a empatia e a resolução de problemas fazem parte deste processo de conscientização.

Neste ano, tendo como apoio a Campanha da Fraternidade, cujo tema é “Amizade Social e Fraternidade”, os alunos do 4º ano foram envolvidos em temáticas e projetos voltados justamente à empatia, com o foco na tolerância e no olhar para a diversidade.

Para isso, nossa equipe desenvolveu uma série de atividades para a reflexão e aplicação dessas ações a partir do respeito e do olhar respeitoso para o próximo, assim como Jesus ensinou.

Uma das atividades que ganhou destaque foi a criação de um “boné com superpoderes”. Essa proposta foi realizada de maneira interdisciplinar com Língua Portuguesa. Primeiro, os alunos leram e interpretaram o conto A aula das fadas, em que ao usar um boné que pensava ser mágico, a personagem central ganhou autoconfiança para acreditar em si mesma.

Na aula de Ensino Religioso, cada criança foi orientada a criar o seu próprio boné com frases que ajudariam quem o colocasse – como “você é incrível” – a acreditar no seu potencial. Os objetos foram expostos na sala de aula a fim de propagar esses “poderes” no grupo da sala.

Partindo dessa atividade, meninas e meninos criaram uma tirinha da amizade, dando continuidade ao que aprenderam com a Campanha da Fraternidade. Cada um deles representou ações que evidenciam o respeito, a tolerância e o carinho com o outro, por meio de desenhos e pequenos diálogos.

Ao explorar a amizade social, foram discutidas também situações de injustiças com o próximo. Desta forma, explorou-se o bullying com o intuito de promover a cultura do respeito às singularidades, fazendo um paralelo com a mensagem de Jesus, apreendida ao longo dos meses.

A partir desta sensibilização, por meio de recursos visuais lúdicos, como tirinhas e vídeos, as crianças verbalizaram situações que elas compreendem como bullying e aprenderam o que define e o que não se caracteriza como tal.

Na sequência, as crianças verbalizaram como é possível contribuir para que o bullying não ocorra, nem de forma verbal, nem física ou psicologicamente. Elas criaram mensagens para incentivar a comunidade do colégio a prevenir esse tipo de situação, além de ajudar possíveis vítimas.

Por meio de murais expostos pelo Santa Maria, nossas crianças “espalharam” esta mensagem preventiva para que outros colegas fossem impactados.  Temos mais um semestre letivo pela frente, muito trabalho e muitos frutos para colher…

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