Educação Infantil

A importância dos versos, parlendas e quadrinhas no desenvolvimento da oralidade e na alfabetização

Muito além da “Passa peneira menina, menino deixa a peneira passar…”, as parlendas infantis são expressões da cultura popular e um convite à brincadeira

Autoria: Ana Karla da Silva – Professora do Infantil

A criança é, naturalmente, um sujeito que adora brincar e, através da brincadeira, ela aprende e descobre o mundo ao seu redor. As crianças constroem relações e têm experiências usando o próprio corpo, que se move, escuta, fala, olha, sente e explora. E é nesta “brincadeira” que se constroem ideias e pensamentos.

As parlendas, quadrinhas, cantigas de ninar, canções de roda e adivinhas fazem parte da primeira infância (até 6 anos de idade), favorecem o desenvolvimento da linguagem e se entrelaçam com a sensibilidade poética, social e cultural.

A palavra parlenda significa “falar muito”, e tem sua origem na palavra “parlare”, do latim. A prática da parlenda é transmitida de geração em geração e faz parte do folclore brasileiro. Geralmente apresentada em pequenos versos, com ou sem rimas, com ritmo e sonoridade.

Durante as fases do desenvolvimento da linguagem infantil, a criança passa a aprender como reconhecer e produzir padrões sonoros, palavras e depois frases inteiras. Momentos preciosos que contribuem para que cada criança se torne competente, segura e amplie acervos de memória que, pela transmissão da oralidade, produzem pertencimento, conhecimento e a chamada “cultura da infância”.

Fica evidente que as parlendas também desempenham um papel importante no processo de alfabetização, não só pela sua familiaridade com o discurso da criança, mas também devido aos pequenos trechos de versos, ao ritmo, melodia e sonoridade. Mais precisamente, são uma aproximação valiosa com a escrita e um recurso pedagógico para alfabetizar, primeiro, por se tratar de um gênero conhecido e, segundo, pela possibilidade de a criança fazer uma associação da linguagem oral ao código escrito.

Desse modo, o compromisso na Educação Infantil do Colégio Santa Maria é permitir que as crianças vivam experiências de corpo, de oralidade e culturais para que possam “escrever e ler” sobre si mesmas, seus pares e o mundo, de inúmeras formas, por meio de ludicidade, brincadeira, teatralidade, desenho, modelagem, registro escrito… Elas são encorajadas a repetir experiências-chave para apoiar seu desejo e curiosidade espontânea em alto nível e, assim, serem felizes, seguras e encantadas pela aprendizagem.

Assista ao vídeo gravado por uma de nossas crianças!

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