Educação em Pauta

Mapeando o futuro: concurso de Cartografia e a expressão criativa dos alunos

Um estudo de extrema relevância nas aulas de Geografia do 9º ano chegou em um resultado significativo; uma de nossas estudantes foi a vencedora do Concurso de Cartografia “Mapeando o Futuro”

Autoria: Paulo Roberto Andrade de Moraes – Professor de Geografia, Adriana Pistori – Professora de Artes 

Aprendemos, no decorrer de nossa escolarização, que os mapas são elementos importantíssimos para a localização e interpretação de fenômenos geográficos, tanto físicos quanto sociais e econômicos.

A produção de mapas vem se aprimorando a cada ano, desde os desenhos que fazíamos no papel vegetal aos produtos digitais que estão em nosso cotidiano, como o Waze, que auxilia milhões de pessoas em todo o planeta a se deslocarem por ruas e rodovias. Com essas inovações tecnológicas, muitas vezes nos acomodamos em sermos apenas espectadores da cartografia, lendo, interpretando e aceitando, passivamente, as informações vindas nos mapas.

Uma das funções dos professores é estimular a criticidade dos alunos para que observem, analisem e questionem os dados apresentados nesses produtos cartográficos e, inclusive, produzam mapas representando esses fenômenos estudados. Esse processo ocorre de forma orgânica no cotidiano escolar, mas às vezes, surgem oportunidades de demonstrar esse conhecimento para além da sala de aula. Uma dessas oportunidades é o Concurso de Cartografia, promovido pela Sociedade Brasileira de Cartografia.

O referido concurso visa estimular crianças e jovens de 4 a 15 anos a confeccionarem desenhos temáticos com ênfase na cartografia. No triênio de 2021 a 2023, o tema do concurso é Mapeando o Futuro.

Em 2022, pela primeira vez, o Colégio Santa Maria participou deste concurso com alunos do 9º ano (categoria D, faixa etária de 13 a 15 anos). Em conjunto com a professora de Artes, nossos 180 alunos e alunas confeccionaram seus desenhos de acordo com o tema proposto. Seguindo as regras do concurso, selecionamos e enviamos 20 desenhos, de acordo com as orientações estabelecidas. Essas produções passaram pelo crivo da comissão organizadora do concurso para disputarem com outros trabalhos de escolas de todo o Brasil. Fomos surpreendidos ao saber que, entre os 29 desenhos selecionados na categoria D, foram eleitas sete produções do Santa Maria.

ALUNA PREMIADA

Após a seleção nacional, os desenhos foram expostos em diversos congressos em universidades de todo o país, onde os participantes puderam votar nas produções, além da eleição virtual realizada no site da Sociedade Brasileira de Cartografia. Tivemos uma grata surpresa ao receber a notícia, em dezembro de 2022, de que o desenho da nossa aluna Maria Eduarda Manzini foi escolhido como o melhor de todos os apresentados em todo o Brasil.

Diante desse resultado, o nosso objetivo para este ano é garantir a participação de todas as séries do Ensino Fundamental II, ou seja, nossos estudantes do 6º ao 9º ano terão a oportunidade de exercitarem sua criatividade, conforme o tema proposto pelo concurso.

Experiências como estas são extremamente importantes para que nossos alunos e alunas tenham a oportunidade de expressarem, por meio de múltiplas linguagens, os conhecimentos adquiridos e a habilidade de contextualizá-los com os temas da atualidade. Esperamos que a participação em concursos como esses, tornem-se uma cultura no Santa Maria, uma vez que o potencial dos estudantes já está amplamente reconhecido.

Você também pode se interessar