Atividade Física, Educação em Pauta

Forró: O Baile para Todos

No Arraial do Santa Maria, o 2º ano celebra o forró como um ritmo de inclusão e alegria. Inspirados na história brasileira e nas aulas de Educação Física, os alunos exploram danças, movimentos e brincadeiras que mostram: o baile realmente é para todos!

 Autoria: Arthur Consiglio Campelo – Professor de Educação Física

O 2º ano, em 2025, vem ao Arraial do Santa Maria revelar que o “baile é para todos”: as crianças apresentarão o forró.

Durante o século XIX, muitos ingleses vieram ao Brasil para contribuir com a construção de uma das ferrovias no Nordeste. Esses estrangeiros, como forma de lazer, costumavam organizar festas e, algumas delas eram abertas ao grande público, um baile aberto a todos (For All), que, no falar corrente dos nordestinos, transformou-se no nosso “forró”.

A Enciclopédia da Música Brasileira aponta que o termo também pode vir de “forrobodó”, que significa rastapé. Ao longo do tempo, esse gênero artístico incorporou muitos instrumentos, enriquecendo sua musicalidade. Os ritmos da dança incluem o xote, o xaxado e o baião. Talvez seus maiores representantes sejam Luiz Gonzaga e Dominguinhos, mas novos talentos do forró continuam surgindo até hoje.

Nas aulas de Educação Física, as crianças do 2º ano aprendem a nomear as habilidades trabalhadas em aula; e no forró não é diferente. Durante as aulas, os ensaios foram integrados aos jogos e brincadeiras previstos para o segundo bimestre. Assim, habilidades como dançar, pular, girar, parar – entre outras ligadas à lateralidade e à consciência corporal – puderam ser desenvolvidas em paralelo aos jogos de queimada, bola no cesto e mãe da rua.

Vamos “forrozar” com a energia contagiante desse ritmo, em parceria com todas as crianças do 2º ano, que nos mostram que a habilidade de dançar também pode ser para todos!

Você também pode se interessar