Desvendando mitos e teorias, estudantes do 9º ano criam HQ´s sobre a criação do mundo na perspectiva de diferentes culturas
Autoria: Samuel Paiva, Professor de Ciências, e Caio Leite, Professor de Ensino Religioso
Ciência e Religião não necessariamente se opõem, embora esse talvez seja o raciocínio mais comum quando se unem esses dois termos em uma mesma frase. Ciência e Religião também não são concordantes ou equivalentes. Ambas as abordagens são, de certa forma, limitadas e superficiais em relação a essas áreas de conhecimento. Abordagens que permitam trafegar por diferentes domínios do conhecimento e possibilitam “elaborar” sobre um mesmo assunto a partir de diversas perspectivas, são complexas e requerem não apenas conhecimento e neuroplasticidade, mas empatia e disposição para enxergar o mundo através dos olhos do outro.
Foi na tentativa de desenvolver um raciocínio mais completo, e que poderia proporcionar uma visão de mundo mais ampla, que as áreas de Ciências da Natureza e Ensino Religioso do Santa Maria propuseram, em conjunto, a criação de Histórias em Quadrinhos que contassem a história da criação do mundo a partir da reconstrução de diversos mitos de criação de diferentes culturas.
Os estudantes tiveram a oportunidade de se familiarizar com narrativas de criação de diferentes culturas, como os Maias, Babilônios, Egípcios e Africanos. Eles também puderam trabalhar em grupos, criar roteiros, reproduzir histórias, reinterpretar antigos mitos, exercitar a criatividade e as habilidades manuais.
Ao fazer isso, enquanto discutiam no componente de Ciências da Natureza os modelos para o surgimento do Universo, como o Big-Bang, as evidências que sustentam essa teoria e as estruturas magníficas do Cosmo, os estudantes tiveram a oportunidade de obter uma visão abrangente de diferentes épocas, com enfoques e preocupações que partiram de diferentes experiências e que tentam apresentar respostas para a mesma questão: “como chegamos até aqui”?
Como mencionado anteriormente, Ciência e religião não são necessariamente concorrentes, mas têm pontos de convergência e divergência. Ambas são instituições intrinsecamente humanas, fruto do anseio pelo conhecimento, pela revelação daquilo que não é inicialmente visível ou conhecido. No entanto, ambas estão firmadas em terrenos distintos: uma na fé e outra no ceticismo, uma na certeza e outra na dúvida.
Um dos objetivos do Colégio Santa Maria é desenvolver nos estudantes um olhar crítico, amplo e empático a respeito do mundo, suas concordâncias e contradições. Isso lhes proporciona maior capacidade de propor ações e reflexões que promovam compreensão e união. Essa atividade desempenhou um papel de grande importância no desenvolvimento desse ponto de vista.
Clicando neste link, você verá o e-book A Origem no formato de HQ, criado pelo estudantes.