Alunos do 5º ano usaram a tecnologia do QR Code para obter informações sobre Galileu Galilei durante aula de Ciências da Natureza.
Autoria: Veronice Leal, professora do 5º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Santa Maria
Você liga a TV e, praticamente em todos os comerciais e programas, aparecem aquele código em preto e branco com alguém sugerindo que, ao clicar ali, um site maravilhoso ou inúmeras possibilidades de descontos surgirão. Esse símbolo gráfico está presente nas lojas, nos shoppings, nos aeroportos, nas embalagens, enfim, na vida!
Então, por que não trazê-lo para a sala de aula? Foi assim que o 5º ano do Colégio Santa Maria resolveu capacitar os alunos com muitas informações sobre Galileu Galilei, durante a aula de Ciências da Natureza, através dessa ferramenta, que converte rapidamente e de forma surpreendente mais conhecimentos sobre o gênio italiano.
Informações após um clique
Empunhando os tablets, a turma saiu escaneando os diversos QR Codes espalhados pela varanda, em busca de entender a conexão existente entre o telescópio, a astronomia e Galileu.
Os alunos se empolgavam cada vez que a informação surgia e, mais ainda, quando mudavam de cartaz e o “quadradinho com código de barras” trazia um novo conhecimento. Ao voltar para a sala de aula, todos sentiam vontade de compartilhar suas descobertas.
Mais do que participar de promoção, fazer compras com descontos, o QR Code adentra o ambiente escolar e rapidamente traz respostas para a curiosidade e sede de aprender desta geração, que deseja ver e compreender a tecnologia do dia a dia no seu espaço acadêmico.
Com certeza, para os alunos do 5º ano, esse código trará, a partir de agora, um olhar mais questionador, investigativo e tudo isso graças à simples vontade de inovar com o que temos à mão: a tecnologia presente na vida.
Quer aproveitar para saber um pouco do que eles viram? É só clicar…