Atividade Física

Olimpíada de Paris no contexto escolar

Alunos do Santa Maria saíram para as férias de julho no clima da Olimpíada de Paris; desde o início do ano, as aulas de Educação Física e de História colocaram os estudantes no contexto do evento que mobiliza o mundo em torno do Esporte

Autoria: Vitor Campos – Professor de Educação Física e Rodrigo Valente, Professor de História.

Faltando poucos dias para o início da 33ª edição dos Jogos Olímpicos Modernos, em Paris, no próximo dia 26, é natural que exista entre os estudantes uma grande expectativa em relação ao evento. Para os professores, é um tempo especial para preparar atividades que relacionem as competições com o aprendizado, ao longo do ano letivo.

Com esse objetivo, por meio de um projeto interdisciplinar, os professores de História e Educação Física do 9º ano criaram uma série de atividades para o Ano Olímpico de 2024. Logo no início do ano, os alunos prepararam uma linha do tempo com a história das Olimpíadas Modernas, relacionando muitos eventos importantes da História Contemporânea, com diversas edições dos jogos.

Já em Educação Física, o aprendizado do atletismo se deu através de aulas de salto em distância, onde os alunos aprenderam mais sobre a modalidade, do ponto de vista técnico e teórico, além de competirem entre si. As competições de atletismo carregam um importante peso para os Jogos Olímpicos, afinal, é a competição central do evento, e entender o ideal do atleta e das competições, facilita o estudo desta modalidade.

Para integrar os dois componentes curriculares, os alunos do 9º ano assistiram e debateram o filme Raça, que retrata a história do atleta afro-americano Jesse Owens, vencedor de quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de 1936, realizadas em plena Alemanha Nazista. A obra possibilita abordar o estudo da História do Período Entre Guerras, com foco na Grande Depressão dos Estados Unido, na segregação racial e na ditadura nazista de Adolf Hitler. Durante o mês de junho, foi apresentado também o filme Raça, dentro do projeto “Cineclube” da área de Ciências Humanas, para os alunos do 6º ao 8º ano.

Do ponto de vista do atletismo, o filme é um recurso valioso para entender a importância da modalidade nos Jogos Olímpicos. A obra destaca que, apesar da vitória alemã nos jogos de 1936, as quatro conquistas de Jesse Owens desafiaram as ideologias racistas da época. O atletismo, como esporte de base, demonstra as capacidades e potencialidades do corpo humano, e as vitórias de Owens evidenciaram a falácia das teorias de supremacia racial.

Além da exibição de Raça, os alunos do 9º ano tiveram mais uma oportunidade de relacionar cinema e Olimpíadas antes dos Jogos de Paris, com a exibição de As Nadadoras, filme que conta a história de atletas refugiadas da Guerra Civil da Síria, que conseguiram competir nas Olimpíadas de 2016, realizadas no Rio de Janeiro. Outra obra cinematográfica que relaciona História, esportes e superação.

Saiba Mais

Todas as séries do Ensino Fundamental estão envolvidas no projeto Olimpíada do Santa Maria. O filme Raça foi exibido também para 6º, 7º e 8º ano.

A partir do 2º semestre, outras ações e atividades relacionadas aos Jogos Olímpicos terão continuidade. A equipe de Educação Física preparou uma segunda etapa do projeto, que vai envolver alunas e alunos desde a Educação Infantil até o 9º ano, com práticas esportivas e competições entre as turmas.

Você também pode se interessar