Conheça as produções realizadas pelas turmas do 5º ano sob a luz de metodologias ativas, com uso de tecnologia, pesquisa, autonomia, colaboração e compartilhamento.
Autoria – Vanini Andolfato Mesquita de Oliveira, orientadora pedagógica do 5º ano
Alunos de volta à sala de aula com muita energia, ansiedade, alegria, criatividade, esperança e vontade de aprender. Ingredientes suficientes para atuar na realidade educacional deste século, produzindo conhecimento por meio do desenvolvimento das competências e habilidades de cada um.
Assim, cada turma do 5º ano do Colégio Santa Maria em 2021, de acordo com os interesses e perfis do grupo, migrou da sala para diferentes pesquisas em busca de respostas para seu tema: contos etiológicos, histórias clássicas e modernas, produção de curtas-metragens, criação de rádio, investigação sobre a cultura africana, enfim, assuntos diversos e que geraram percursos de aprendizagem distintos somados a uma aprendizagem significativa.
Somado a isso, para concretizar as propostas que surgiam ao longo da caminhada, os alunos necessitaram resolver os problemas que se apresentaram, buscar informações e atuar com autonomia. E também foi preciso compartilhar, verbo tão usado na oralidade, mas imperativo e presente no trabalho com projetos.
Munidos de ferramentas desafiadoras, os alunos criaram vídeos, treinaram a leitura para gravar podcasts, aprimoraram a língua inglesa, construíram jogos virtuais matemáticos e com o tema da África, tornaram-se radialistas e armazenaram todo material adquirido em sites, outro momento instigante.
Podemos dizer que incorporar ao cotidiano educacional o trabalho com metodologias ativas trouxe aos alunos maior interesse na vida escolar, uma vez que assim são os responsáveis, os editores em um trabalho que só se constrói em grupo de forma colaborativa, mas com os talentos e competências individuais.
Veja aqui o trabalho desenvolvido por todas as séries:
https://sites.google.com/santamariaensino.com.br/projetosdo5anosantamaria/projetos-5º-ano