Turmas do 7º ano mergulham em uma jornada de criação de games aplicando o pensamento computacional para estimular raciocínio lógico e matemático; mas o que isso tem a ver com o plano cartesiano? Nossa equipe explica!
Autoria: Fabiana Miranda – Professora de Matemática, Ághata Rodrigues – Coordenadora de Tecnologia Educacional, e Gabriel Corrêa – Auxiliar de Tecnologia Educacional
O projeto Laboratório de Matemática é desenvolvido no 7º ano para estimular o raciocínio lógico e matemático, aplicar e dar significado aos conceitos desenvolvidos durante as aulas, através de desafios que estimulam a aprendizagem de forma individual e coletiva.
Com a colaboração da equipe de Tecnologia Educacional do Santa Maria, as turmas foram desafiadas a criar um game para explorar o conceito de números inteiros, e coordenadas cartesianas. Este projeto visa não apenas ensinar esses conceitos, mas aplicá-los em diferentes contextos.
Os alunos foram introduzidos ao uso de sistema de coordenadas na programação de movimentos de personagens gráficos, em jogos e animações. Inicialmente, exploraram o contexto histórico dos números inteiros, suas aplicações e localização na reta numérica. Em seguida, foram apresentados aos quatro quadrantes do sistema de coordenadas cartesianas, e discutiram suas aplicações na tecnologia.
Na sequência, alunos e alunas foram estimulados a pensar sobre o uso do sistema de coordenadas cartesianas na construção de jogos digitais populares, como o Minecraft.
Utilizando o Scratch, que é uma linguagem de programação visual que permite criar jogos, animações e diversas histórias interativas, os estudantes foram desafiados a criar um jogo em que um personagem se movimenta pelo cenário e se desvia dos obstáculos conforme as teclas direcionais são pressionadas.
APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICA E ACESSÍVEL
A criação dos jogos permitiu às turmas o desenvolvimento de habilidades essenciais, como: pensamento lógico, pensamento computacional, resolução de problemas, colaboração, tomada de decisões, criatividade e autonomia, e também o aprofundamento dos conceitos desenvolvidos durante as aulas de matemática na prática.
O projeto Laboratório de Matemática propicia durante todo o ano letivo o uso de recursos tecnológicos digitais que permitem aos estudantes o enriquecimento do seu letramento matemático e digital, o conhecimento e o uso de aplicativos, de softwares e novas linguagens, além de ampliar o repertório dos estudantes frente aos desafios contemporâneos.