Com o apoio da plataforma Cambridge One, o Colégio Santa Maria alia inovação tecnológica e metodologia ativa para tornar o aprendizado de inglês mais interativo, personalizado e prazeroso, estimulando a autonomia e o protagonismo das crianças desde o 2º ano do Ensino Fundamental.
Autoria: Marcelo Ramos – Professora de Língua Inglesa do Ensino Fundamental
O processo de aprendizagem da língua inglesa durante os anos iniciais da vida escolar tem se transformado significativamente com o avanço das tecnologias digitais. No Ensino Fundamental Anos Iniciais (2º ao 5º ano), fase crucial para o desenvolvimento cognitivo e linguístico das crianças, o uso de plataformas digitais e recursos gamificados vem se destacando como uma estratégia eficaz para tornar o aprendizado mais envolvente, dinâmico e significativo.
As plataformas digitais oferecem um ambiente interativo e multimodal, onde os alunos podem explorar a língua inglesa por meio de vídeos, músicas, jogos, desafios e atividades personalizadas. Essa variedade de estímulos favorece diferentes estilos de aprendizagem e permite que as crianças pratiquem habilidades como escuta, fala, leitura e escrita de forma integrada e contextualizada.
A gamificação, por sua vez, utiliza elementos dos jogos — como pontuação, recompensas, níveis e desafios — para motivar os alunos e promover o engajamento contínuo. Ao transformar o aprendizado em uma experiência lúdica e divertida, a gamificação reduz a ansiedade em relação ao erro e estimula a participação ativa, o pensamento crítico e a resolução de problemas.
O Colégio Santa Maria, atualmente, opta pelos materiais desenvolvidos pela Cambridge Assessment English para nortear a trajetória dos cursos de inglês na instituição, a partir do 2º ano do Fundamental. Além dos materiais físicos bem elaborados e centrados no desenvolvimento de diferentes habilidades linguísticas, dentre as ferramentas disponíveis atualmente, a plataforma Cambridge One, reúne materiais digitais de alta qualidade, alinhados ao Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR). A plataforma oferece uma variedade de recursos interativos, especialmente pensados para crianças nessa faixa etária, como jogos educativos, atividades com foco em vocabulário e gramática, vídeos animados e projetos colaborativos.
Uma das principais vantagens desta plataforma digital é sua capacidade de personalizar o percurso de aprendizagem, permitindo que cada aluno avance no seu próprio ritmo, de acordo com seu nível de proficiência. Além disso, as ferramentas fornecem feedback automático e relatórios detalhados de desempenho, facilitando o acompanhamento pedagógico por parte dos professores. Ela também promove a autonomia dos alunos, que podem acessar os conteúdos de qualquer lugar, inclusive em casa, fortalecendo o vínculo entre escola e família.
Em um mundo cada vez mais conectado e bilíngue, é fundamental que as escolas aproveitem o potencial das tecnologias educacionais para desenvolver, desde cedo, competências linguísticas em língua inglesa. As plataformas digitais e gamificadas, como o Cambridge One, quando bem utilizadas, tornam-se aliadas poderosas para tornar o aprendizado mais eficaz, prazeroso e alinhado à realidade das novas gerações.















