Educação em Pauta

Batalha Naval em sala de aula para a aprendizagem de forma lúdica

Turmas do 4º ano de 2024 aprenderam conceitos da Matemática jogando batalha naval; este ano os novos alunos da série terão a mesma experiência de aprendizagem, que conta com o ingrediente da diversão!

Autoria: Gabriela Bocutto – Professora do 4º ano

No ambiente escolar, a ludicidade emerge como uma ferramenta poderosa para facilitar o aprendizado, especialmente em disciplinas que, à primeira vista, podem parecer abstratas, complexas e até carregar estigmas, como a Matemática. Então, com o objetivo de tornar o ensino de localização e coordenadas mais envolvente e significativo, tivemos com as turmas do 4º ano   em 2024 uma atividade que alia o jogo “Batalha Naval” ao conteúdo curricular.

Essa iniciativa não só despertou o interesse dos alunos, como também consolidou conceitos matemáticos importantes de forma divertida e interativa.

Batalha Naval é um jogo clássico de estratégia, onde dois jogadores posicionam navios em uma grade e, alternadamente, tentam “atacar” as coordenadas do oponente para “afundar” os navios. O objetivo é adivinhar a posição dos navios do adversário, declarando as coordenadas. Para tornar a experiência ainda mais educativa, a construção do jogo foi feita em sala, utilizando folhas quadriculadas, onde os próprios alunos compuseram as indicações de linhas e colunas utilizando letras/números, posicionando seus “barcos”.

Cada aluno recebeu duas folhas: uma para marcar suas próprias embarcações e outra para registrar as coordenadas dos “ataques” ao adversário. Esse processo reforçou o conceito de linhas e colunas, essencial para a compreensão de coordenadas.

Ao anunciar uma coordenada para “atacar”, os alunos praticavam a identificação correta de um ponto no plano cartesiano, aplicando de forma prática conceitos de linha, coluna, eixos X e Y. Cada jogada reforçava a compreensão desses conceitos, transformando a teoria em uma atividade tangível e concreta.

Ao final da atividade, foi notável o avanço dos alunos na compreensão do conteúdo, extrapolando para o uso do raciocínio lógico, percepção visual, troca de turno e ganhar ou perder. O jogo trouxe dinamismo para a sala de aula, permitindo que os alunos aprendessem Matemática sem perceberem que estavam “estudando”, o que gerou uma experiência de aprendizado mais leve e eficaz. Além disso, ao trabalhar em pares ou grupos, os alunos desenvolvem interação social, como cooperação, comunicação, frustração e resolução de problemas em equipe, habilidades igualmente valiosas no contexto educacional.

Este ano tem mais com as novas turmas do 4º ano!! Sejam todos muito bem vindos para mais uma aventura de aprendizagem divertida!

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