Dividir salas em grupos conforme suas necessidades específicas é uma prática pedagógica que auxilia no desenvolvimento da aprendizagem.
Autoria: Fernanda S. Lugatto, professora da Educação Infantil do Colégio Santa Maria.
A Diferenciação Pedagógica nas séries iniciais é uma estratégia de ensino muito relevante na participação, desenvolvimento e avanço no processo de aprendizagem de todas as crianças. São intervenções e investimentos de trabalho em grupos colaborativos que exploram as diferentes necessidades pedagógicas de cada criança.
Na Educação Infantil do Colégio Santa Maria, esta ferramenta de ensino é utilizada do Jardim I ao Pré. A turma é dividida em pequenos grupos, e professoras e parceiras de classe atuam com diferentes propostas de trabalho, explorando múltiplas linguagens. Os investimentos podem abordar desde o desenvolvimento do esquema corporal/estruturação da figura humana, motricidade fina e situações matemáticas até a aquisição da linguagem escrita.
Diferenciação Pedagógica no Pré
Na última série da Educação Infantil, ao longo do ano, atuamos com três grupos de crianças: as que precisavam vivenciar experiências para se apropriar do alfabeto; as que já dominavam o alfabeto e o desafio era começar a formar sílabas para compor as primeiras palavras e aquelas que tinham a base alfabética e precisavam de novos desafios, envolvendo as dificuldades ortográficas. O mesmo ocorre com as situações matemáticas, cada grupo trabalha em um nível diferente de dificuldades e desafios.
É importante ressaltar que a diferenciação pedagógica é uma estratégia de trabalho. Paralelamente a ela, outras são utilizadas, nas quais as crianças, em diferentes momentos de aprendizagem, trabalham juntas, compartilhando ideias, avançando em suas hipóteses e aprendendo umas com as outras.
A intenção principal dessa prática pedagógica é cuidar do desenvolvimento e atingir cada criança em sua necessidade. Todas podem avançar e devem se sentir desafiadas, independentemente do estágio em que se encontram no processo. A função do professor é oferecer diferentes possibilidades a todos!
Leia mais sobre Diferenciação Pedagógica: https://www.researchgate.net/publication/299813518_Diferenciacao_Pedagogica_da_Teoria_a_Pratica
Como resultado dessa intervenção cuidadosa e respeitosa na Educação Infantil do Colégio Santa Maria, constatamos avanços, afinal, priorizamos um caminhar que considera o ritmo de cada criança, que a apoia no crescimento, que cuida de cada necessidade, de modo muito zeloso e atencioso.