Projetos interdisciplinares do Ensino Médio promovem uma formação integral e transformadora, que passa pela quebra de paradigmas e de uma visão individualista
Autoria: José Fernando Queiroz – Professor de Sociologia
Em uma época em que prevalece uma visão individualista da sociedade e a valorização da quantidade de informações e do uso da tecnologia, existe uma pressão dominante para que o processo de ensino-aprendizagem seja totalmente personalizado e agradável às preferências individuais.
Isso, por sua vez, obscurece a ideia de uma educação abrangente e inclusiva como um direito de todos os estudantes. No entanto, é exatamente essa educação que tem o potencial de promover as mudanças necessárias em nossa sociedade para suprir a carência de tantos direitos negligenciados e a invisibilidade social.
O Colégio Santa Maria tem uma longa história de apoio a essa formação inclusiva e abrangente, refletida em suas ações solidárias e diversos projetos e espaços de diálogo que valorizam os princípios fundamentais da dignidade humana. Um exemplo desses projetos é o trabalho interdisciplinar intitulado “O Haiti (não) é aqui”, envolvendo as disciplinas de Filosofia, História e Sociologia.
Nessa atividade, os alunos foram convidados a refletir e a aplicar conhecimentos e habilidades específicas destas três áreas, criando infográficos e um álbum de fotos para demonstrar os paralelos possíveis entre o processo de independência do Haiti e a situação vivida pelos imigrantes haitianos em São Paulo.
Esse processo permitiu o uso de diferentes ferramentas e linguagens, ao mesmo tempo em que os estudantes foram “dando corpo” às suas criações, apropriando-se de estruturas básicas para a compreensão da realidade que os cerca. Essa sensibilidade foi potencializada ao perceberem que podemos produzir conhecimento significativo e uma formação integral, ao valorizarmos o diálogo com cada participante. O resultado foi um processo de ensino-aprendizagem enriquecedor, que não é individualista, mas, sim, inclusivo e sensível.
Link do site criado pelas alunas Eduarda Calado, Júlia Santi e Batista. https://sites.google.com/aluno.santamariaensino.com.br/trabalho-o-haiti-nao-e-aqui?usp=sharing