Educação em Pauta

Percursos da Infância – a Construção da Própria História

No Colégio Santa Maria, a infância é vivida como um percurso intencional de pertencimento, afeto e aprendizagem, em que cada experiência, da convivência aos projetos e ao contato com a natureza, contribui para que a criança construa sua própria história de forma integral.

 Autoria: Gabriela Hirata – Professora do 1º ano do Ensino Fundamental

“A infância é o solo em que se desenvolvem as nossas aspirações”. (Khalil Gibran)

O percurso da infância é um caminho pleno de intencionalidade, onde cada passo é cercado de descobertas, emoções e aprendizagens. Cada experiência vivida se torna um tijolo na “construção” da criança, um legado que ecoa ao longo da vida.

Desde seus primeiros anos, as crianças desenvolvem o sentimento de pertencimento: pertencer a uma família, a um grupo de amigos, a uma escola… Sentir-se parte é uma necessidade humana, algo que se constrói por meio de vínculos, experiências compartilhadas, memórias significativas e lembranças afetivas. O sentimento de pertença é desenvolvido na relação de cuidado, de empatia, movidos com ações e intenções envolvendo afeto, respeito e diálogo.

Para nós, cada criança é singular, cuidada e recebida em um ambiente seguro, acolhedor, carinhoso e atencioso com a aprendizagem e a “construção” dos saberes.

No Colégio Santa Maria, as crianças se tornam “construtoras” de suas histórias. Neste percurso, celebramos seus direitos de ser, conviver, imaginar, participar, expressar, sentir, investigar, explorar, interagir, criar, pensar, pesquisar, brincar e aprender!

Dentro da narrativa dos percursos vividos, o contato íntimo com a natureza se faz essencial para seu desenvolvimento integral – social, intelectual, afetivo, emocional e físico – facilitando a aprendizagem em todos os campos de experiência.

Outro percurso de uma infância bem vivida, que promove saberes, aprendizagens, investigações e pesquisas, acontece por meio de projetos com a intenção de dar voz aos interesses e necessidades da criança, promovendo aprendizagens coletivas para a construção de novos conhecimentos e experiências, a partir da escuta e observação atenta do professor (mediador).

Em cada projeto e em cada interação, cultivamos o afeto e a empatia, formando laços que fortalecem o ato de aprender. A intencionalidade nos guia, permitindo que cada criança viva desafios com plenitude.

Neste processo, celebramos a riqueza de cada experiência, de cada vivência e de cada construção, percorrendo um caminho de memórias afetivas.

Você também pode se interessar