Por que participar de olimpíadas e concursos externos?

Aprofundamento nos estudos, provas em meio a alunos de outras escolas, resultados considerados em processos seletivos ou intercâmbio são alguns dos benefícios de ingressar em competições externas.

Autoria: Equipe de Matemática do Ensino Fundamental II do Santa Maria

A área de Matemática do Colégio Santa Maria entende que a participação em avaliações externas tem como principal objetivo o estímulo ao interesse e ao estudo da disciplina, por meio da resolução de situações-problema, tornando os/as estudantes mais investigativos e curiosos.

Da mesma maneira, acreditamos na importância da experiência de realizar provas elaboradas fora do contexto escolar e exploradas por alunos e alunas de diferentes escolas, como forma de reconhecer e identificar seu potencial, uma vez que os resultados obtidos nesses exames têm sido considerados nos processos seletivos de universidades públicas e privadas de renome, bem como em programas de intercâmbio internacional.

Prova internacional

Sendo assim, há muitos anos, o Santa Maria tem preparado suas turmas para a Olimpíada Paulista de Matemática e, no ano de 2019, passou a aplicar o mesmo trabalho para o Concurso Canguru de Matemática, criado na França com a finalidade de promover a divulgação da Matemática, envolvendo e motivando milhares de alunos a desenvolver conhecimentos matemáticos e o estudo contextualizado. São mais de seis milhões de participantes de 80 países diferentes, sendo 500 mil brasileiros, estudantes de 2.500 escolas.

Preparação específica

Por conta da pandemia, em 2020 e 2021, os testes foram realizados no sistema remoto, com participação opcional dos alunos, em horário alternativo. Anteriormente à data agendada, todos os professores dedicaram aulas para oficinas preparatórias, explicando o regulamento e as diferenças entre as questões, além de selecionar algumas como desafio para serem resolvidas e discutidas. Este ano, a prova ocorreu no mês de março para os alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Santa Maria. Em junho, houve a premiação, por ano e turma, com entrega das medalhas de ouro, prata, bronze e honra ao mérito, além dos certificados de participação.

Parabenizamos a todos os participantes e especialmente pelas premiações alcançadas! Temos certeza de que todos saíram vencedores com a experiência.

Você também pode se interessar
Tags: , ,

Posts similares

Menu