Educação em Pauta

Campeonato das Cores: desafio de tabuada do 4º ano

Aprendizagem ativa e colaborativa: como uma competição de matemática transformou a memorização da tabuada em uma experiência dinâmica e engajadora

Gabriela Bocuto e Rosana Daher – Professoras do 4º ano do Ensino Fundamental

Para estimular o aprendizado e a memorização da tabuada, as turmas do 4º ano participaram de um campeonato de matemática que recebeu o nome de Campeonato das Cores. Todas as turmas da série foram divididas em seis equipes distintas, cada uma identificada por uma cor.

O objetivo era incentivar os alunos a se dedicarem ao estudo diário, desenvolvendo o raciocínio lógico, com ações práticas, de forma lúdica e colaborativa.

O campeonato foi planejado para acontecer ao longo de cinco semanas, cada uma focada em um conjunto específico de tabuadas. Semanalmente, os alunos eram desafiados a resolver 16 cálculos, com  etapas organizadas de duas e duas tabuadas. Exemplo.:

Semana 1: Tabuada de 2 e 3

Semana 2: Tabuada de 4 e 5 e, assim, sucessivamente.

Durante as cinco semanas da competição, a dedicação dos alunos foi notável. Cada estudante se empenhou em memorizar as tabuadas, utilizando diferentes métodos de estudo, desde a repetição oral e escrita até o uso de jogos educativos e aplicativos de matemática. O esforço diário era visível e, consequentemente, houve uma evolução significativa nas habilidades dos alunos ao longo do campeonato, tanto na memorização quanto na agilidade.

O ambiente de aprendizado coletivo e colaboração por meio da interação entre as turmas, foi perceptível, pois os alunos se reuniam para trocar conhecimento e estratégias de desempenho.

Adotar o procedimento de estudo diário foi determinante para o sucesso do campeonato e permitiu que os alunos consolidassem o conhecimento das tabuadas, transformando a memorização em uma habilidade automática. O desenvolvimento dessas práticas facilitou também o entendimento de conceitos mais avançados, como a propriedade comutativa, a observação de padrões e regularidades, preparando-os para desafios futuros.

Os alunos aprenderam a gerenciar seu tempo, equilibrando os estudos com outras atividades, valorizando a importância da perseverança para alcançar os objetivos.

Todos receberam certificados de participação, como reconhecimento pelo esforço e dedicação demonstrados ao longo do processo. A equipe que conseguiu mais pontos recebeu uma medalha, simbolizando o triunfo do trabalho de cada estudante e a valorização do aprendizado contínuo.

Neste semestre, teremos mais desafios envolvendo o 4º ano. É esperar para ver!

Você também pode se interessar