Visita ao museu foi um show de arte para as turmas do 2º do ano do Ensino Fundamental
Autoria: Roberta Osiro – Professora do 2º ano do Ensino Fundamental
Foi em meio a inúmeras obras de Arte – pinturas, esculturas e fotografias – que as turmas de 2º ano do Ensino Fundamental realizaram um estudo do meio na Pinacoteca de São Paulo. O museu conta com um acervo que vem sendo formado desde 1905, e já ultrapassa 10 mil obras.
Nossos alunos e alunas foram convidados a observar obras que retratam a figura humana e comparar as diferentes formas de registros entre os artistas.
Iniciamos nossa visita apreciando a obra Antropofagia (1929), de Tarsila do Amaral, e todos ficaram impressionados com as figuras humanas retratadas pela artista; “é muito exagerada”, “não encontramos pessoas assim pelas ruas”, as crianças comentaram.
Ao observar a obra, uma aluna relatou: “acho que a Tarsila do Amaral uniu duas obras em uma só – ‘Abaporu e A Negra’ – e resolveu colocar essas duas figuras humanas em um quadro”.
Durante a visita, as crianças puderam analisar também as cores e as formas utilizadas pela artista em seu quadro. Os detalhes não escaparam aos olhos do grupo: “o sol é uma fatia de laranja”, disse outra criança.
Seguindo o tour cultural, as turmas tiveram, ainda, a possibilidade de apreciar obras de outros artistas, como Anita Malfatti – “Tropical” (1913) que não utilizou o “exagero” nos traços da figura humana em suas obras. Os alunos tiveram a impressão de que os quadros eram na verdade fotografias de pessoas, porém, ao observar alguns detalhes como o vestuário, por exemplo, perceberam que se tratava de uma obra antiga e que não era possível ser uma fotografia.
Além das pinturas, visitamos uma área com esculturas de figuras humanas onde os alunos puderam interagir com as obras. “Nós vimos a escultura de uma mulher deitada e a monitora nos desafiou a encontrar um quadro com o mesmo contorno da escultura. E nós percebemos que o formato da escultura era inspirado na montanha do Pão de Açúcar”.
Olhares atentos e encantados com tamanha diversidade e riqueza das obras de Arte; uma visita que enriqueceu o trabalho desenvolvido pela professora Daniela Caltran – professora de Artes da série – e que rendeu descobertas, relatos e uma aprendizagem muito significativa.
Saiba Mais!
A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Localizado no Jardim da Luz, região central da capital paulista, o edifício projetado pelo engenheiro e arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, foi construído em 1900 para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.
No dia 4 de março deste ano, a Pinacoteca inaugurou um novo prédio – a Pina Contemporânea – a 80 metros do museu principal. Com esta inauguração, a expectativa é de que o museu receba mais de 1 milhão de visitantes por ano.