Você sabe como se desenvolve um projeto interdisciplinar e qual a metodologia que está por trás desse trabalho no campo da Arte?
Autoria: Adriana Pistori – Professora de Arte
Trabalhar em projetos com enfoque interdisciplinar, multidisciplinar ou mesmo com apenas uma das modalidades artísticas (artes visuais, dança, música, teatro), é uma das metodologias utilizadas no campo da Arte. O trabalho em projetos envolve diversos tipos de conteúdo e está estruturado em torno de uma produção específica.
Um projeto educacional se destaca como uma sugestão que incentiva a aprendizagem significativa, pois dá aos alunos a chance de trabalhar de forma independente, o que é altamente motivador para eles. Em um projeto, professores e alunos escolhem os produtos que serão criados em relação aos materiais e objetivos de cada etapa. Seguindo alguns critérios, os professores assumem o papel de mediadores e planejam situações de aprendizagem para o grupo, seguido alguns critérios, como:
– Escolha de projetos em conjunto com os alunos;
– Seleção de projetos relacionados ao material estudado com o objetivo de estruturar um produto concreto, como uma produção teatral, um filme, um texto (verbal ou não verbal), a apresentação de um musical etc.
– Participação ativa dos alunos em pesquisas e produções de referência, ao longo do trabalho, em forma de documentação escrita ou visual que todos possam compartilhar.
Na realidade, os projetos podem envolver interações entre diferentes áreas acadêmicas, como, por exemplo:
– Língua Portuguesa e Arte (Projetos: Utopia e Distopia / Expressionismo / livro Venha ver o pôr-do-sol, e outros contos)
– Geografia e Arte (Concurso de Cartografia)
– Matemática e Arte (Santa Under 16)
– Ensino Religioso e Arte (Bullying)
– Ciências e Arte (Rosa de Hiroshima)
– História e Arte (Guernica)
Língua Portuguesa e Arte
Geografia e Arte (Concurso de Cartografia)
Matemática e Arte (Santa Under 16)
Ensino Religioso e Arte (Bullying)
Ciências e Arte (Rosa de Hiroshima)
História e Arte (Guernica)
O conteúdo dos temas interdisciplinares, que chamamos de “projetos de série”, é vantajoso para a aprendizagem integral dos alunos e em iniciativas de projetos artísticos, como o de Fotografia, que foi realizado pelas turmas do 6º ao 9º ano, a partir do tema da Campanha da Fraternidade. https://portalcaleidoscopio.com.br/linguagens/concurso-de-fotografia/
Se o educador estiver aberto às relações que ele próprio cria, o trabalho com os alunos permite a integração das várias disciplinas, e eles assumem o papel de principal agente nas relações entre as várias áreas acadêmicas.
Os projetos devem buscar conexões entre as diferentes unidades curriculares, cabendo ao aluno realizar as relações entre os diversos conceitos, em busca de uma produção que demonstre esse conhecimento. Cabe à escola proporcionar a ele essa chance de liberdade e autonomia cognitiva.
O objetivo da integração é abrir caminhos reflexivos e fazer com que os alunos vejam a Arte como uma força para desenvolverem seus trabalhos, buscando um olhar crítico e se engajando em experimentos que possibilitem o protagonismo do aluno. Em Arte, é levado em consideração, as competências específicas da unidade curricular, normatizada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), através da experimentação desses processos de criação na construção de projetos de trabalho voltados para a integração das diferentes linguagens artísticas.
“De forma conjunta, pensamos em práticas que contribuam com as ações de ensino e aprendizagem e em processos de criação pelo ensino de arte buscando possibilidades de práticas pedagógicas na escola, através dos projetos de trabalho” (HERNÁNDEZ, 2009).