Inserção Social

Alegria e conhecimento

Projeto social que atende crianças e adolescentes em situação vulnerável trabalha a festa mais popular do país com criatividade para levar a novas aprendizagens e contagiar a garotada.

Há mais de 60 anos, um grupo de mães do Colégio Santa Maria criou um projeto para prestar atendimento a adultos em situação de vulnerabilidade social, desenvolvendo oficinas de artesanato e culinária. Sabe aquelas peças lindas vendidas na barraca do Centro Santa Marta na festa junina? São exemplos do que é feito no espaço.

O trabalho foi ampliado em 2013, com a inauguração do Centro para Crianças e Adolescentes, conhecido como CCA Santa Marta, que atua com crianças e adolescentes de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social. As atividades com esse grupo envolvem oficinas socioeducativas (cidadania, cultura, comunicação social, esportes e jogos). Em ambos, os participantes são da região do Campo Grande e adjacências.

Em fevereiro, o tema Carnavais do Brasil tomou conta da programação com a garotada. Para ir além do conhecimento e de práticas festivas tradicionais, o projeto fomentou o conhecimento e a exploração das manifestações culturais realizadas em várias regiões do país por meio de movimento corporal, artesanato e apreciação de vídeos.

Assim, essas crianças e adolescentes entenderam que o carnaval de São Paulo vai além dos desfiles de carros alegóricos, ao contar com muitos blocos de rua, e que sambistas do Rio de Janeiro contribuíram para a evolução do samba no Brasil. Por meio do artesanato, conheceram as cores e a alegria do frevo nordestino e entenderam a importância da figura do boi ao terem contato com o Festival de Parintins e a vivência do boi bumbá. Para fechar, o ritmo do Olodum estimulou a capacidade criativa para dançar e todos foram contagiados!

Você também pode se interessar
Tags: Centro Santa Marta

Posts similares