Metodologias Ativas

Um jogo que dá certo: interdisciplinaridade entre Língua Portuguesa e Inglesa

Turmas do 8º ano leram obra com Sherlock Holmes, ponto de partida para reflexões, novas aprendizagens e até a criação de games.

 Autoria: Tiago Fernandes de Souza, professor de Português, e Victor Fiorotti, professor de Inglês, ambos do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Maria .

“Elementar, meu caro Watson!”. Iniciamos este texto a partir da célebre frase atribuída a um dos detetives mais famosos do mundo: Sherlock Holmes. Apesar de Sir Conan Doyle nunca a ter escrito originalmente ao longo das mais diversas obras que retratam as aventuras do perspicaz detetive e seu fiel companheiro, esta frase cabe perfeitamente como ponto de partida para a atividade que nos propomos explicar adiante.

As turmas do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Maria foram convidadas, em Língua Portuguesa, a lerem o romance policial “Um Estudo em Vermelho”, escrito por Sir Conan Doyle em 1887. Inicialmente, todos foram postos a entender um pouco mais sobre o que tornou essa personagem um ícone da literatura policial e referência no cinema, teatro, TV e outros meios de entretenimento: uma observação atenta e perspicaz, um poder de dedução acima da média e um raciocínio muito rápido na hora de resolver problemas.

Aqui, porém, indagamo-nos: ler uma obra sem conhecer o seu contexto sócio-histórico-cultural traz perdas significativas para que a/o estudante produza significados e sentidos compartilhados a partir de suas leituras. Nesse sentido, as aulas de Língua Inglesa visaram a repertoriar as turmas, tendo como perspectiva a compreensão da Era Vitoria (período em que a obra transcorre) para que pudessem, ao final, melhor compreender as dinâmicas culturais, econômicas, sociais e científicas que marcaram esse período e qual o papel da personagem de Sherlock dentro desse contexto.

A leitura foi feita ao longo dos meses de maio e junho, um momento muito especial, pois permitiu que a maioria se desvencilhasse de uma visão reduzida da personagem, originada de falas ou referências de outros livros para conhecerem efetivamente Holmes e seu fiel companheiro, que nesta obra se conhecem e vivem a primeira investigação juntos.

Hora da ação!

Em meados do primeiro e início do segundo semestre, após todos terem lido a obra e entendido o processo de investigação e solução do crime, convidamos as/os alunos a construírem um jogo on-line, a partir do modelo escape room, no qual deveriam articular não apenas os conhecimentos adquiridos ao longo das leituras e das discussões promovidas em sala de aula por meio do componente de Língua Portuguesa, mas também em relação ao contexto da Era Vitoriana e do tempo verbal “passado”, amplamente discutidos nas aulas de Língua Inglesa.

Aqui, também, ressaltamos o papel das metodologias ativas e da própria postura do professor enquanto curador das atividades: cabe, então a ele, selecionar percursos, construir rotas, definir objetivos e promover devolutivas consistentes ao longo do projeto.

Por fim, após compreenderem também características importantes de um jogo on-line, como jogabilidade, dificuldade e instruções claras e consistentes, ensinadas pelos outros colegas ou pelos educadores do NETi (Núcleo de Educação e Tecnologia da Informação), em grupos, construíram um jogo de mistério, contendo três fases a partir dos conhecimentos vividos em sala de aula. Confira alguns jogos:

8º A

https://view.genial.ly/610a99dad209d80d7ac4f820/presentation-estudo-em-vermelho-gef
Giovana, Elizabeth e Felipe

8º B

https://www.roblox.com/games/7010223215/Sherlock-Holmes-8-ANO-B
Cauê, David, Lucas e Renato

https://view.genial.ly/60de57f0578a120d59115271/interactive-content-holmes-o-jogo-versao-final
Thiago, Pedro, Laura, Gabriel, Murilo, Vitória, Clara e Sophia Igarashi

 8º C

https://view.genial.ly/61143d69f26b080d8e5f1921/interactive-content-sherlock-holmes
Rafael Bezerra, Manoela, Gabriel Gonzales, Joana, Giovane e Leonardo

https://www.roblox.com/games/7285682020/Projeto-Santa-Maria
Francisco, Caio, Gustavo Lins, Igor, Enzo Castilho, Gustavo Stama e Eduardo

 8º D

https://www.thinglink.com/video/1479836968434008065
Rachel, Rafaela, Ana Clara, Ana Luísa, Eduardo e Henrique Pinheiro

https://view.genial.ly/610be6ff2a78730da88040fd/interactive-content-sherlock-mystery
Isabela Rolemberg, Nathália Morandi, Enzo, Sophia Calderon, Isabela Sanches, Sofia Lopes e Guilherme

 8º E

https://view.genial.ly/61115161be294f0d9731cf67/interactive-content-basic-quiz
Isabela Marques, Luana, Gabriela, Mariana Acras, Elisa, Giulia e Maria Eduarda

 8º F

https://view.genial.ly/61110fa4be294f0d9731c6d7/interactive-content-desvendando-um-misterio
Luísa, Luana, Sophie, Laura, Júlia, Beatriz e Isabela Paiva

https://view.genial.ly/6111119cbe294f0d9731c6eb/interactive-content-estudo-em-vermelho
Giovanna Baroni, Bruna, Mila, Isabela Poli, Clara Yumi, Luís Henrique e Vitória Mezzena

Você também pode se interessar
Tags: 8º ano, games, Inglês, interdisciplinaridade

Posts similares