Educação em Pauta

Educação Midiática

Projeto sobre uso responsável da internet no 2º ano abre o debate sobre a importância da conscientização para que as crianças aprendam a se proteger e a respeitar regras no mundo digital

Autoria: Lara Polazzo – Professora do 2º ano do Ensino Fundamental

Partindo do tema “Meios de Comunicação”, proposto nas aulas de Ciências Humanas e da Campanha da Fraternidade 2024, que nos convida a refletir sobre a amizade social, tivemos como objetivo abordar questões sobre como são as relações interpessoais no universo digital e como fazer uso responsável e seguro desses meios.

Tendo em vista a presença constante da tecnologia em nosso meio, a turma do 2º ano do Colégio Santa Maria está participando de um projeto de educação midiática, também conhecida como cidadania digital.

 

Em parceria com o Núcleo de Educação e Tecnologia da Informação (NETi), estamos desenvolvendo um trabalho preventivo para formar uma consciência ética frente ao uso da Internet. Dessa forma, a proposta é que os alunos compreendam e utilizem tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica nas diversas práticas sociais para se comunicar, acessar e disseminar informações, além de produzir conhecimento, resolver problemas pessoais e na vida em sociedade.

Enquete com as famílias

Fizemos uma pesquisa com pais e alunos a respeito de como o uso da rede é gerenciado em casa, o que as crianças acessam, como é a supervisão e orientação desse acesso, e por quanto tempo ficam conectados.

Após a análise das respostas, elencamos as reais necessidades e optamos por investir em algumas frentes, entre elas:

  1. – o que é a Internet e para que serve;
  2. – o primeiro celular;
  3. – comportamento/interações;
  4. –  relação ambiente digital e físico;
  5. – segurança durante os jogos on-line;
  6. – segurança de informações pessoais e fotos;
  7. – fake news;
  8. – cyberbullying;
  9. – proteção contra hackers.

O projeto vai até o final do ano letivo, com encontros semanais e as propostas são embasadas na metodologia de gamificação. O “produto final” será a formação de “Cyber Agentes” que terão como missão disseminar entre as outras turmas as suas aprendizagens.

Você também pode se interessar