Metodologias Ativas

O Céu em Traços – Ciência e Arte no Espaço Maker

O Céu em Traços – Ciência e Arte no Espaço Maker

Com investigação, criatividade e circuitos elétricos, estudantes do 6º ano deram vida às estrelas em luminárias que serão apresentadas na Semana Padre Moreau.

Autoria: Fernando Herculiani, Professor de História, e Beatriz Pontes Araújo, Professora de Ciências.

Desde o início do ano letivo, os estudantes do 6º ano são provocados a pensar na relação do ser humano com a contagem de tempo. Quase sempre as reflexões levam ao céu e às estrelas. Descobrimos que foi olhando para o céu que os humanos criaram as primeiras noções de tempo; só assim foi possível desenvolver calendários fundamentais para a organização das primeiras sociedades.

Por esta razão, os temas e conhecimentos trazidos pela Astronomia na unidade curricular de Ciências da Natureza foram colocados no centro do curso; consequentemente, construiu-se a parceria com as aulas de História, que desenvolvem os estudos sobre o tempo.

O Céu em Traços – Ciência e Arte no Espaço Maker

O Céu em Traços – Ciência e Arte no Espaço Maker

Divididos em grupos, os alunos iniciaram a investigação de constelações e asterismos. Mapear o céu é uma atividade que os humanos desempenham há milhares de anos, portanto, buscar representações e símbolos que explicam a vida na Terra é algo que desperta muita curiosidade e prazer.

Da pesquisa à prática Usando o aplicativo Stellarium – Mapa das Estrelas, os grupos selecionaram uma constelação para representação. Inicialmente, mapeando a constelação e a cor emitida pelas estrelas, os estudantes foram ao Espaço Maker do Santa Maria para desenvolver ideias de representação. O formato escolhido foi a produção de uma luminária com leds.

As atividades no Espaço Maker continuaram com os grupos transpondo as marcações em papel para placas em MDF marcadas com letras (colunas) e números (linhas); assim foram feitos identificação e posicionamento.  Os grupos identificaram a posição dos LED’s distribuídos em linhas e colunas formando os asterismos escolhidos.

Para acender os LEDs, os alunos exploraram os conceitos de circuito elétrico, compreendendo sua importância e aplicações no dia a dia. Também praticaram a montagem de circuitos em paralelo, desenvolvendo a técnica. Na sequência fizeram a instalação dos LEDs nas placas para montagem e conexão dos circuitos.

Montagens prontas, os grupos fizeram o acabamento em papel Holler, destacando apenas as coordenadas escolhidas através dos LED’s. As luminárias prontas estão em exibição na Semana Padre Moreau, que começou dia 8/9 e segue até dia 13/9. É o momento em que os alunos explicarão todo o processo de investigação e produção, compartilhando os materiais e a experiência que contou com diferentes áreas do conhecimento durante o desenvolvimento do projeto.

O Céu em Traços – Ciência e Arte no Espaço Maker

O Céu em Traços – Ciência e Arte no Espaço Maker

O Céu em Traços – Ciência e Arte no Espaço Maker

Você também pode se interessar