Língua Inglesa, Linguagens

Prontos para escrever “in English”?

O ensino de escrita em inglês no 3º ano ganha nova perspectiva com o “Process Writing”, incentivando planejamento, colaboração e aprendizagem gradual dos gêneros textuais.

Autoria: Marcela Ramos – Professora de Língua Inglesa

A escrita em língua inglesa tomou maior corpo ao longo do 3º ano. Iniciamos nossas produções permeadas por uma abordagem de ensino da escrita que permite ao professor e aos alunos passarem juntos pelo processo de produção de um texto, o “Process Writing”. O recurso é uma forma de dividir a tarefa de escrever em partes componentes menores. Assim, a estratégia de produção textual proporciona aos alunos a oportunidade de pensar sobre o que vão escrever, produzir rascunhos, revisar, editar, receber feedback (retorno) sobre seu trabalho antes de chegar à versão final do texto.

Ao completar cada etapa sequencialmente, escrever em língua inglesa se torna uma tarefa menos complicada. Os alunos aprendem que a escrita deve ser planejada e gradativa, tomando forma à medida que se desenvolve.

Ao longo do proceso, os alunos trabalham em grupos de forma colaborativa e individualmente, respeitando as necessidades de cada etapa do percurso.  Dessa maneira, devolutivas e intervenções são realizadas no decorrer da produção e não somente no produto final.

As etapas do nosso trabalho podem variar de acordo com o gênero textual a ser apresentado e trabalhado. No 3º ano, são apresentados gêneros com características um pouco mais específicas, como: e-mail, carta, textos descritivos. É dessa forma que oportunizamos aos alunos o conhecimento desses gêneros para que os alunos possam criar os seus.

Percebemos por meio desse sistema uma maior adesão e apreço às atividades de escrita e produção de parágrafos ou textos. Cada etapa é vivenciada por nossos alunos com dedicação, empenho e significado.

Você também pode se interessar