Educação em Pauta

“Criança Governando” – protagonismo e noções de cidadania

Projeto do 3º ano estimula a turma a pensar no ambiente da classe como se fosse uma cidade a ser administrada; teve até eleição no grupo e iniciativas concretas!

Autoria: Edith Sonagere Nakao – Professora do 3º ano do Ensino Fundamental

Prefeitura? Secretarias? Como vamos governar a nossa classe?

Esses foram alguns dos questionamentos iniciais das crianças frente à apresentação do projeto Criança Governando. Imaginar que a sala de aula é uma cidade com “trânsito” de mochilas, “estacionamento” e necessidade de “leis” que governem os diferentes espaços, envolveu a todos.

Entusiasmados, deram início às campanhas dos candidatos(as) para a eleição do futuro(a) prefeito ou prefeita da classe. Propostas inovadoras fizeram parte dos cartazes elaborados: criação do Clube do Livro e de Arte na sala, uma banda com instrumentos feitos a partir de materiais reutilizáveis, música no momento do parque, comedouros para pássaros.

Clube do livro

Debates com os(as) candidatos(as) e questionamentos a respeito da viabilidade de serem concretizadas as propostas fizeram parte dos momentos que antecederam a eleição realizada com voto secreto!

Eleitas, prefeita e vice, secretarias foram organizadas permitindo que todos os cidadãos da cidade se agrupassem e se colocassem à serviço da comunidade: Secretarias do Meio Ambiente, da Cultura, de Arte, dos Transportes, dos Esportes e da Paz.

Secretaria da Paz

Secretaria de Arte em reunião

Secretaria de Esportes reunida com o professor Cleber

Os secretários e as secretárias empenharam-se em campanhas junto a outros grupos para ações comuns em nosso prédio: lancheira sustentável, redução do lixo no lanche, deslocamentos pelas rampas com segurança, utilização do diálogo como forma de resolução de conflitos.

Reuniram-se com secretários dos esportes e de arte, coordenados pelos professores Cleber e Bruna, para elaborarem pequenos projetos e a organização do campeonato interno de futebol no momento do recreio, envolvendo times de meninos e meninas, com arbitragem dos alunos, após encontro de todos com o juiz Márcio Mattos.

O Clube do Livro foi implantado pelos secretários da Cultura, que fizeram campanha de arrecadação de livros e gibis junto às crianças. Todo o funcionamento do Clube é administrado por eles: retiradas de livros e prazos de devolução, bem como as regras de funcionamento.

Painel da Transparência

Criamos o “Painel da Transparência”, no corredor das salas do 3º ano, com fotos das ações concretizadas pelas diferentes secretarias. Projetos como a Banda com instrumentos reutilizáveis estão em andamento.

Esta é uma proposta interdisciplinar que possibilita o desenvolvimento do protagonismo dos alunos e das primeiras noções de cidadania, colocando-se a serviço do bem comum!

Você também pode se interessar