Educação em Pauta, Educação Infantil

Documentação pedagógica: ponte entre escola e família

“A documentação pedagógica é um processo para tornar visível a aprendizagem das crianças” (Loris Malaguzzi).

 Autoria: Elizabeth Nishiyama Muniz – Professora do Pré.

  A documentação pedagógica comunica a complexidade do pensamento infantil e suas hipóteses sobre o mundo, narrando experiências, desejos e questionamentos. Dessa forma, atua como uma ponte essencial entre a escola e a família ao dar visibilidade e comunicar os processos de aprendizagem e as experiências das crianças, fortalecendo vínculos e promovendo confiança na parceria educativa.

Ao registrar e analisar os percursos das crianças, a escola convida as famílias a acompanharem o desenvolvimento de seus filhos de forma significativa, o que integra ambas as partes na construção do conhecimento e na criação de um ambiente de apoio mútuo, em uma comunidade participativa.

Nesse viés, a documentação sobre o processo de aprendizagem das crianças revela a prática educativa, o percurso de construções de saberes e a concepção do espaço escolar. O registro, então, se faz imprescindível para a retomada de propostas, a fim de revisitar a prática educativa e relançar problemas a serem investigados pelas crianças.

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A documentação pedagógica, portanto, é permeada pelas memórias vividas pelo grupo, que se tornam visíveis por meio de diferentes possibilidades:

  • Nas paredes da escola, vistas por Loris Malaguzzi como “segunda pele”: as paredes narram as memórias dos habitantes daquele lugar.
  • Portfólios físicos e/ou digitais.
  • Publicações que narram o projeto com fotografias, vídeos, entre outros.

Partindo da documentação, as crianças podem revisitar e refletir sobre suas aprendizagens e comunicar saberes, questionamentos e novas rotas, em um movimento em “espiral”, num processo de idas e vindas.

Somando o fato de que as diferentes formas de “documentação” revelam as aprendizagens das crianças, também se constituem em potentes ferramentas de avaliação, pois, a cada registro, professores e crianças têm a oportunidade de identificar avanços e mapear pontos de investimento.

A documentação não deve ser entendida apenas como memória ou arquivo do que foi feito, mas como um instrumento de análise e interpretação da prática pedagógica, capaz de favorecer o desenvolvimento profissional docente. Ela permite ao professor ressignificar suas escolhas, refletir sobre a intencionalidade de suas ações e repensar caminhos possíveis, ao mesmo tempo em que dá visibilidade ao processo de aprendizagem das crianças, fortalecendo o diálogo entre escola, famílias e comunidade.

Nesse sentido, a documentação assume uma função formativa e transformadora, promovendo tanto a aprendizagem das crianças quanto dos educadores, que se tornam sujeitos ativos de sua própria formação continuada.

Quem foi Loris Malaguzzi?

*Pedagogo e psicólogo italiano falecido em 1994, Loris Malaguzzi ficou conhecido e respeitado por ser o criador da abordagem Reggio Emilia, uma referência à cidade do Norte da Itália. Esta abordagem valoriza a escuta, a colaboração e a expressão múltipla das crianças, acreditando que os pequenos são capazes de construir conhecimento por meio das interações com o outro e com o meio ambiente.

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