O que as experiências com os grupos multietários representam para a infância.
Autoria: Solange Cristina Dutra – Professora Monitora do Integral
O conhecimento é marcado por histórias vividas e contextos que atravessamos ao longo do caminho. As relações se constroem individual (eu comigo) ou coletivamente (eu com você) e não podem ser medidas por conteúdos, nem determinadas por métodos específicos, mas sim, narradas pelas interações entre sujeitos que produzem conhecimento e cultura.
Pensando nesse percurso de experiências múltiplas e, ao mesmo tempo singular para cada sujeito, trouxemos a proposta dos grupos multietários para o Período Integral do Colégio Santa Maria. Grupo de crianças grandes e pequenas que, na convivência, nas interações, nos conflitos e frustrações se descobrem, descobrem o outro e aprendem.
Elas entendem o limite de cada um e se sentem importantes colaborando para o aprendizado de seu par, por ajudarem e serem ajudadas. Momentos de Comunhão leva as crianças a respeitarem as diferenças e a servir com amor, a superar os limites e a perceber a escola como um espaço social de aprendizagem e de relações cuidadas, de acolhimento, de escuta, atenção e autoria. Relações que nascem do respeito à diversidade, da compreensão do limite do outro, do entendimento da multiplicidade de vozes e que faz ressoar atitudes de aceitação, tolerância, empatia e amor.
Enfim, vivências, interações e valores que humanizam as relações e a nós mesmos, e que nos convidam a tecer, juntos, um caminho de relações sem “comparação” e mais “comparamentos”, como diz o querido poeta Manoel de Barros.