Educação em Pauta

A Linguagem das frações além da Sala de Aula

Autoria: Lucilei Spitaletti – Professora do 5º ano do Ensino Fundamental

O estudo de frações fora da sala de aula no 5º ano, com uso de materiais de apoio e algumas estratégias de ensino-aprendizagem, contribui para a compreensão do aluno, além de fornecer uma base sólida para a aprendizagem futura da Matemática.

Compreender e representar os números racionais no 5º ano é sempre um desafio para os alunos! Mesmo sendo um assunto visto em anos anteriores, aprofundá-lo agora exige um entendimento maior, porque relações, comparações, operações serão feitas com temas do cotidiano e através de materiais manipuláveis.

Trabalhar com material manipulável no ensino de frações é uma estratégia eficaz para auxiliar os alunos a compreenderem de forma concreta os conceitos dessa área da matemática.

Muitas questões foram levantadas, por exemplo: “O que vocês lembram sobre frações? Como representamos as frações com números? Como sei quando uma fração é maior ou menor do que um inteiro?” … E as respostas vêm em forma de pizzas, bolos, figurinhas, quantidades de lápis… Isto é, objetos; materiais do universo dos alunos.

Assim, usamos tiras de frações, materiais circulares coloridos, representações no papel quadriculado, jogos… Depois que os alunos exploraram as tiras e as relações entre elas, dedicamos um tempo para que eles conversem quanto representa cada parte das tiras e anotem a fração correspondente. Também propusemos comparações e relações: “Consigo formar um meio utilizando sextos? Quantos eu preciso?”

Introduzir esse vocabulário ao repertório do 5º ano de modo significativo e real é uma tarefa instigante e enriquecedora para os alunos. Outro benefício é contribuir para uma compreensão mais ampla e completa do conceito, além de fornecer uma base sólida para a aprendizagem futura de matemática.

Em resumo, os alunos podem e devem começar a compreender e explorar as frações da mesma forma que faziam, quando menores, com os números inteiros. Só precisamos conversar com eles sobre frações.

Certamente, já teremos “meio caminho andado”, quando adquirirmos os números racionais em nossas falas diárias, como: coloquem meio litro de suco ou água em uma jarra, pedir a um grupo de dez crianças para se dividir em dois times para jogar futebol… Pensem nisso!

 

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