Mundo da Leitura

A Biblioteca como espaço para exposições culturais

Saiba quantas possibilidades existem neste ambiente recriado para exercitar a criatividade e desenvolver habilidades e competências; 2022 foi um ano de muita produção por aqui!

Autoria: Tauany Pazini – Bibliotecária

Bibliotecas são organismos vivos a serviço da comunidade, que colaboram para o aprimoramento intelectual, humanístico, cultural, técnico e científico de todos os segmentos sociais. Por meio da realização de ações culturais, atuam como mediadoras de cultura promovendo atividades que estimulam o interesse e a participação de seus usuários.

A ação cultural está ligada à ideia de transformação, de emancipação a partir da expressão, e diz respeito não apenas a produtos culturais acabados, como também às condições que levam à capacidade criativa, à produção cultural. Relaciona-se ao processo de educação coletiva no momento em que desenvolve atividades práticas e abre espaço para a troca de informações e a discussão sobre temas de interesse do grupo (ALMEIDA, 1987, p.33)*.

Nesse contexto, a Biblioteca Padre Moreau do Colégio Santa Maria funciona como espaço de Ação Cultural, a partir do momento em que proporciona à comunidade escolar experiências com contações de histórias, encenações, rodas de leitura, debates, apresentação de vídeos, documentários e, principalmente, exposições!

As exposições culturais são importantes meios de comunicação e aprendizagem, possibilitando a troca e a socialização dos conhecimentos adquiridos, interação com o espaço educador e a valorização dos trabalhos dos estudantes.

No decorrer do ano, em parceria com a equipe pedagógica de diversos níveis (Ensino Fundamental I e II, e EJA), a Biblioteca promoveu exposições com temáticas baseadas nos livros trabalhados em cada série. Confiram abaixo o que “rolou” em 2022!

Exposição “O Karaíba”

Após a leitura do livro “O Karaíba: uma história do pré-Brasil”, de Daniel Munduruku, os estudantes do 6º ano produziram fanzines (publicações independentes em formato de panfleto ou revista em miniatura) sobre os povos originários do Brasil.

Os alunos monitores apresentaram a obra lida, explicaram como foram feitos os fanzines expostos, as pinturas feitas nas aulas de artes sobre o tema e trechos da entrevista com o ilustrador do livro Mauricio Negro, artista conhecido por suas expressões das raízes culturais brasileiras.

Exposição “Poema Moderno”


As turmas do 7º ano organizaram uma exposição interativa baseada na leitura do livro “Pois é poesia”, antologia de poemas para jovens de escritores consagrados da Literatura Brasileira. Os visitantes, após entenderem a estética de um poema moderno, foram convidados a criarem seus próprios poemas visuais na ferramenta online WordArt!

Exposição “Maus: a história de um sobrevivente”

Clássico contemporâneo dos quadrinhos, “Maus” é um relato comovente sobre Auschwitz e um acerto de contas do artista com o pai. Escrito por Art Spiegelman, é a única história em quadrinhos a receber o Prêmio Pulitzer.

Após a leitura do livro e o trabalho de pesquisa sobre o tema, os estudantes do 9º ano produziram um vídeo sobre o período nazista da Segunda Guerra Mundial. O vídeo foi apresentado na exposição juntamente com informações sobre a obra e outros livros com o mesmo tema.

Exposição “Projeto Cordel”

As turmas da EJA – Educação de Jovens e Adultos – realizaram uma linda exposição na Biblioteca com folhetos de cordéis produzidos e escritos por eles próprios. Os estudantes vieram visitar a exposição e prestigiar os trabalhos de seus colegas que expressaram felicidade e orgulho por terem suas produções expostas.

Exposição “Pinóquio Reciclado”

Inspirados pela leitura do livro “Pinóquio Reciclado”, de Telma Guimarães, os alunos do 2º ano confeccionaram seus próprios Pinóquios com materiais que seriam descartados, resultando em uma linda exposição na Biblioteca.

Semana Especial Ilan Brenman

O escritor de literatura infantojuvenil Ilan Brenman foi homenageado em uma semana especial! As turmas do 2º ao 5º ano do Fundamental participaram de contações de histórias com livros do autor, visitaram uma exposição informativa sobre sua vida e obra, e assistiram a um vídeo feito pelo próprio Ilan respondendo às perguntas enviadas pelos alunos. Uma semana com atividades pra lá de especiais!

Escape Moreau na Biblioteca

Para finalizar as exposições de 2022, a atividade proposta pelas turmas do 8º ano trouxe uma dinâmica diferente para o espaço da Biblioteca. Inspirados pela leitura dos livros de Arthur Conan Doyle, que contam as aventuras e os enigmas desvendados por Sherlock Holmes, os alunos montaram um Escape na Biblioteca. Os ambientes foram preparados com diversos enigmas e os visitantes tinham que desvendá-los em 20 minutos para que pudessem escapar do espaço! Muita diversão, emoção e aprendizagens em cada uma das propostas.

Referência

*ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. A ação cultural do bibliotecário: grandeza de um papel e limitações da prática. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 20, n. 1/4, p. 31-38, 1987. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/000770988.pdf

Você também pode se interessar