Na semana passada, falamos aqui no Portal sobre a importância da brincadeira no processo de aprendizagem na primeira infância; com esse mesmo espírito que as turmas maiores, de 7 e 8 anos, são estimuladas a aprender matemática. Veja como!
Autoria: Anna Paula Dutra Rodrigues – Professora do 2º ano do EF e Patrícia Almeida – Professora do 3º ano do EF
Existe alguma criança que não gosta de ser desafiada e de aprender brincando?
Foi com esse espírito que as turmas dos 2º e do 3º ano do Ensino Fundamental do Santa Maria foram presenteadas com uma semana inteira de momentos matemáticos. O propósito? Uma experiência dinâmica e interativa, despertando ainda mais o interesse pela Matemática.
As professoras das duas séries elaboraram e aplicaram diferentes propostas aos estudantes fazendo com que eles exercitassem a escuta atenta, a empatia e o raciocínio lógico.
Foram momentos que motivaram os alunos para a aprendizagem de conceitos básicos das operações matemáticas, estimularam o raciocínio, a capacidade de levantar hipóteses e de desenvolver o senso criativo.
Quando se trata da Matemática, primeiro nos vêm à mente a racionalidade, porém, durante todo o processo da aplicação dos exercícios, professores e alunos se uniram para desvendar problemas com paciência, persistência e muito dinamismo.
A multiplicação foi a rainha daquela semana! Mas Adição e subtração não ficaram para trás, não…as outras operações também tiveram seu “momento de glória”!
As turmas perceberam que, se os colegas de classe se ajudassem, as questões seriam resolvidas facilmente. Nada como a frase clichê de que “duas ou mais cabeças pensam melhor do que uma”. Eles entenderam esse conceito!
Vivenciaram novos jogos e brincadeiras matemáticas, bingo das tabuadas, raciocínio lógico e descobertas de resultados dentro de bambolês espalhados pelas salas de aula, jogos de percurso e competição de tabuadas com cartas numeradas.
Foi incrível presenciar o envolvimento dos alunos nas diversas atividades apresentadas. Eles tiveram que demonstrar empatia e respeito às equipes que estavam participando. Perceberam que o *Fair Play estava presente, mesmo fora do contexto das quadras esportivas.
O retorno imediato sobre as ações dos alunos possibilitou a resolução de problemas, a revisão dos erros, assim como a ampliação do olhar para os conceitos trabalhados.
Encontraram soluções nem tão desejáveis, mas souberam desenvolver habilidades socioemocionais, por meio das trocas de conhecimentos com os colegas e trabalho conjunto para solucionar os desafios propostos de compreensão. As crianças demonstraram curiosidade para chegar a novos resultados que também poderiam ser contestados pelas outras equipes. Houve senso de responsabilidade entre eles e o pensamento lógico-matemático, como a probabilidade, o cálculo mental e a lógica.
Pronto! A equação tornou-se simples:
MATEMÁTICA + ALEGRIA + CONCENTRAÇÃO + TRABALHO EM EQUIPE = SUCESSO!
Se quiser contestar, traga suas hipóteses!
O 2º e o 3º ano estarão aqui para ajudá-los a descobrir novos horizontes. Venha e comprove!
Saiba Mais!
*O fair play refere-se a um conjunto de valores e comportamentos que são considerados fundamentais para uma competição justa e saudável, como honestidade, responsabilidade, respeito pelos adversários, igualdade de oportunidades e boa conduta. Conceito bastante oportuno para este momento “pré-Olimpíada”! 😉