Flexibilização, planejamento e variedade transformam ambiente em terceiro educador na Educação Infantil.
Autoria: Fatima Regina Fernandes Trigo Perazzoli, professora do Pré do Colégio Santa Maria.
Na Educação Infantil do Colégio Santa Maria, o chamado desemparedamento da infância significa que a sala de aula se torna um espaço de referência, a aprendizagem se dá em vários ambientes. Tendo como eixos estruturantes a brincadeira e as interações, as crianças são convidadas a explorar diferentes lugares, vivenciando propostas planejadas pelos professores, potencializando a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, motoras e cognitivas.
Assim, além da sala de aula, parque, bosque, jardins, campo gramado, cabanas, quiosques e outros ambientes do Colégio passam a ser espaços educativos que instigam a descoberta, a experimentação e favorecem a interação das crianças entre si, com os professores e outros colaboradores, com os objetos e com a natureza.
“[…] ambientes ricos em natureza, incluindo as escolas com pátios e áreas verdes, as praças e parques e os espaços livres e abertos para o brincar, ajudam na promoção da saúde física e mental e no desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, motoras e emocionais” – Desemparedamento da infância – Leia na íntegra: https://criancaenatureza.org.br/acervo/desemparedamento-da-infancia/
Universo rico e variado
A sala de aula também ganha diferentes configurações. Os territórios de aprendizagem são palco para vivências de jogo simbólico, construtividade, leitura, artes e alfabetização, entre outras propostas de interesse e necessidade do grupo.
Dessa forma, o cotidiano das crianças da Educação Infantil do Santa Maria é rico e diversificado, com jogos, brincadeiras, pesquisas, leitura de histórias, movimento, interação e muitas aprendizagens.
O ambiente como terceiro educador favorece que a criança faça escolhas, busque estratégias para resolver problemas, desenvolva a empatia, o sentimento de pertença, sua criatividade, autonomia e, consequentemente, seja protagonista no processo de aprendizagem.